quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O AMOR NA FAMÍLIA

Por Francis Farias (*)

Um dos maiores ensinamentos de Jesus é a oração do "Pai nosso", que nos mostra que somos parte de Sua família e que podemos chamar Deus de Pai. A tradição cristã ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus, e o que faz de três pessoas um só Deus é o amor.

Hoje esta palavra é usada com tantos significados, mas, na carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo a define assim: "A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará".

Quando o apóstolo João diz "Deus é amor", é a este tipo de amor que ele se refere. O papa Francisco convocou a Igreja para celebrar o ano da família com o tema "O amor na família, vocação e caminho de santidade". O encerramento deste ano se dará neste mês, em Roma e nas diversas dioceses do mundo. Certamente, a família é o lugar privilegiado para aprender valores, como amor, perdão, gratidão, amizade, solidariedade, respeito, tolerância, empatia, honestidade, responsabilidade, paciência, disciplina, lealdade, entre outros.

O Sumo Pontífice convida toda a Igreja a "um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade. Rezo para que cada família possa sentir a presença viva da Sagrada Família de Nazaré em sua própria casa, a fim de que ela possa preencher nossas pequenas comunidades domésticas com um amor sincero e generoso - uma fonte de alegria, mesmo em provações e dificuldades".

A experiência com as famílias nos fez perceber que os temas do crescimento no amor, da educação dos filhos e da superação de conflitos estão presentes em diversas realidades familiares e, com o desejo de colaborar neste serviço, a Comunidade Católica Shalom realizará, nos dias 25 e 26 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, o Congresso das Famílias Shalom, abordando o mesmo tema do ano das famílias: "O amor na família, vocação e caminho de santidade".

(*) Secretário das Famílias. Comunidade Católica Shalom.

Fonte: O Povo, de 18/07/2022. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog