quinta-feira, 28 de outubro de 2010

APRESENTAÇÃO DA ANTOLOGIA DA SOBRAMES DE 2010

Cá entre nós, com exceção dos médicos, outras categorias profissionais não contam com uma entidade associativa exclusivamente direcionada à Literatura. Aliás, é oportuno mencionar a existência de notáveis valores intelectuais em distintas graduações, principalmente no meio dos diplomados em Comunicação Social, Direito e Letras; contudo, tais segmentos não se aglutinam para composição de entidades devotadas à literatura ou ao culto do vernáculo, ainda que algumas delas possam participar de academias, com determinada especificidade. Destarte, até mesmo a Academia Cearense da Língua Portuguesa, organismo que preenche o propósito de cultuar a última flor do Lácio, tem um caráter multiprofissional, abrigando bacharelados de diferentes cursos das áreas de Humanidades ou de Estudos Sociais.
A Regional do Ceará da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES/CE) alberga quase uma centena de médicos em seu quadro de associados e exerce importante papel na promoção da cultura estadual, à conta da sua Antologia publicada anualmente, juntando colaborações quase exclusivas de esculápios, e da edição semestral da Revista Literapia, veículo de larga aceitação entre os intelectuais cearenses, editado por ingente esforço pessoal do sobramista Pedro Henrique Saraiva Leão, contendo uma mescla de textos escritos por autores médicos e por literatos não-médicos.
Esses bons predicados dos médicos para escrever retratam-se na Academia Cearense de Letras (ACL), a mais antiga academia literária ativa no Brasil, que ostenta, entre as suas quarenta cadeiras, quatro médicos: Pedro Henrique Saraiva Leão, José Murilo Martins, Lúcio Gonçalo de Alcântara e José Telles. O primeiro deles exerce no momento, a Presidência do sodalício, enquanto o último nomeado é um ex-presidente da SOBRAMES/CE, eleito em 10/09/2010, pelos imortais da ACL, para ocupar a vaga aberta com o falecimento do também médico e escritor Dr. Vinicius Antonius de Holanda Barros Leal, cuja posse dar-se-á brevemente.
A série de Antologias da SOBRAMES/CE, capitaneada inicialmente pelos colegas Paulo Gurgel e Emanuel de Carvalho, respectivamente, o primeiro e o segundo presidente dessa agremiação, foi começada, sob a tutela editorial do Centro Médico Cearense, em 1981, com o título “VerdeVersos: antologia poética”; em 1983, dois anos após o primeiro lançamento, foi editada a obra “Encontram-se: verso e prosa” e, em 1984, “Temos um Pouco: prosa e poesia”. Em 1986, veio a público o número “Criações”, seqüenciado, em 1987, por “Sobre Todas as coisas”, e, em 1989, por “Letra de Médico”, quando a série ganhou a regularidade anual, sem solução de continuidade desde então. Claro está que, em trinta anos de percurso, apenas não houve publicação dos sobramistas cearenses em 1982, 1985 e 1988.
Agora, em 2010, a produção da SOBRAMES/CE, com o próprio selo editorial, alcança a sua 25ª edição, revelando franco crescimento em agilidade e apuro, com grande esmero literário, prestando-se para emular o aparecimento de novos escribas no seio da classe médica e até incentivando a própria carreira de alguns colegas sobramistas, em seus lançamentos individuais.
O processo de construção das antologias é laborioso, entrando em pauta na reunião mensal de junho, quando se alerta aos sócios para a remessa de suas produções literárias, fixando-se a data-limite dessa entrega, para agosto deste ano, com a previsão de lançamento oficial na segunda quinzena de outubro subseqüente, como soe acontecer. A sua montagem é sobretudo democrática, uma vez que a maior parte das decisões é tomada de comum acordo entre organizadores e membros auscultados nas reuniões mensais da SOBRAMES/CE.
A escolha do título “Receitas Literárias”, dentre tantos sugeridos, sagrou-se vencedora, após sucessivos e edificantes turnos de comentários e votações, avalizando a combinação de apenas duas palavras mui caras ao cotidiano de médicos amantes da literatura, os quais, no fazer literário, encontram um lenitivo para o fardo labor enfrentado.
A presente obra, comparativamente às precedentes, quebra recorde em quantidade de páginas e, principalmente, em número de colaboradores, porquanto dela participam quarenta e cinco sobramistas, dos quais quarenta e três médicos e dois não-médicos, que cerram fileiras como pessoas benquistas pelos demais colegas.
Convém destacar a presença do prefaciador Batista de Lima, professor da Uece e da Unifor e ilustre membro da ACL, que enriquece este livro, bem como salientar a homenagem póstuma prestada aos colegas Nilson de Moura Fé e Oziel de Sousa Lima, sob a forma de elegias, pranteando tão grandes perdas, e fazendo a inclusão de seus derradeiros escritos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Organizador

2 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Marcelo, olá.
Foi esta um primor de apresentação.
Grato pela lembrança do meu nome por ter sido organizador das primeiras antologias, juntamente com o colega Emanuel Carvalho.
Só um reparo: Emanuel me precedeu na presidência da Sobrames Ceará.
Paulo

Marcelo Gurgel disse...

Caro Paulo,

De fato, o Emanuel Carvalho foi o primeiro presidente; você, o segundo da Sobrames/CE.

 

Free Blog Counter
Poker Blog