quinta-feira, 12 de maio de 2011

SÉRGIO JUAÇABA: imortal da Academia Cearense de Medicina














O Dr. Sérgio Ferreira Juaçaba foi empossado, em 25/03/2011, como membro titular da Academia Cearense de Medicina, entidade que congrega figuras das mais respeitadas da Medicina do Ceará.
A eleição, em apreço, justificou-se diante do primoroso histórico funcional do novo confrade, em que se incluem vocação exemplar para a Cancerologia e rigoroso aperfeiçoamento na sua principal habilitação – a Mastologia – com marcantes passagens na vida acadêmica e profissional, consolidada hoje a sua posição como Diretor Geral do Instituto do Câncer do Ceará.
A descrição que se segue torna visíveis as razões da sua indicação, e a subseqüente escolha, por escrutínio entre os acadêmicos, calcadas na realidade dos fatos.
Sérgio Ferreira Juaçaba, nasceu em Fortaleza-CE, em 21.05.1954, filho de Dr. Haroldo Gondim Juaçaba e D. Heloisa Ferreira Juaçaba, casado, médico e professor universitário (aposentado), residente em Fortaleza-CE.
Graduou-se em Medicina, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1979. Sua formação pós-graduada foi iniciada pela Residência Médica em Cirurgia Geral na Casa de Saúde São Raimundo, realizada em Fortaleza, sob a orientação do Prof. Haroldo Gondim Juaçaba, em 1979/1980. Continuou a sua qualificação profissional no exterior, tendo sido Registrar General Surgery, em Oxford, Inglaterra, em 1981-82, e Surgical Assistant to the Surgical Breast Unit at an Honorary Consultant Level, em Oxford, Inglaterra, em 1983-84. Em maio de 1984, concluiu o Doctor of Philosophy (PhD) em Cancerologia na Universidade de Oxford, com a defesa e aprovação da Tese: “Factors affecting Formation and Distribution of Metastatic Tumour Deposits after Vascular Dissemination of Cells from Spontaneous Tumours”.
Completou seus estudos e treinamentos, nos anos seguintes, por meio de: Course on Postgraduate Gastroenterology - University of Oxford – The Gastroenterology – Unit – John Radcliffe Hospital – January, 1981, 1982, 1983 e 1984; 4th Advanced Course in Oncology: Breast Cancer, promovido por European School of Oncology, em Porto Alegre-RS, de 24 a 26 de outubro de 1990; Curso de Atualização em Doenças Mamárias, em Fortaleza, 26/27 de setembro de 1991; Training Course in: Mamography / Planning and Evaluation of Service Screening and in Cytopathology, promovidos por European Group for Breast Cancer Screening – Island of Rhodes, Greece, em maio de 1992; I Curso de Oncologia Mamária, promovido pela SBM-CE, em junho de 1996; Curso de Prevenção de Câncer Ginecológico e de Mama, como coordenador, em Fortaleza-CE, 22/24 de agosto de 1997; XX Curso de Atualização em Mastologia, em Recife-PE, em 26 de abril de 1998;  IX Curso de Diagnóstico por Imagem da Mama, em Recife-PE, de 10 a 12 de setembro de 1998. Fez ainda Estágio na Unidade de Trauma no Lincoln Medical & Memorial Health Center, Bronx, NY, USA, 1984.
Possui os seguintes títulos de Especialista: em Mastologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Mastologia, em 1992; em Radiologia Mamária, com Habilitação em Mamografia, conferido pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Colégio Brasileiro de Radiologia, 1995.
Exerceu os cargos e funções que se seguem: cirurgião do Serviço de Emergência do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, de setembro de 1984 a 1987; professor adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, de 1984 a 2000; e Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, de 1989 a 2000. É Diretor do Instituto do Câncer do Ceará, desde janeiro de 1999.
Ao tempo em que foi docente da UFC, assumiu os encargos seguintes: coordenador do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; professor da disciplina “Clínica Cirúrgica” do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina; professor da disciplina “Oncologia” do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina; Professor da Disciplina “Fundamentos Básicos e Experimentação em Oncologia Cirúrgica” do Curso de Pós-Graduação de Cirurgia, ao nível de Mestrado, da UFC; e Professor da Disciplina “Princípios Básicos de Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Experimentação em Patologia Maligna da Mama”, do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia, ao nível de mestrado, da UFC.
Outras atividades em Medicina desempenhadas à sua conta, incluem: organizador e coordenador da Residência de Cirurgia Geral, da Casa de Saúde São Raimundo, de 1984/1990; organizador e coordenador de Estágio em Mastologia – R-3, no Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da UFC.
Foi orientador de bolsas de Iniciação Científica: “Alta Precoce versus Alta Tardia de Pacientes Submetidas a Tratamento Cirúrgico de Câncer de Mama” e “Análise do Comportamento Bio-Psíquico-Social de Pacientes Submetidas a Tratamento Quimioterápico Pré e Pós-operatório”, ambas desenvolvidas no Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
Foi ainda orientador dos seguintes projetos de dissertações de mestrado: “Estudo Prospectivo da Resposta à Quimioterapia Neoadjuvante na Determinação do Tratamento Cirúrgico Conservador em Pacientes com Câncer de Mama” – Dr. Francisco Heine Ferreira Machado; “Estudo Imunohistoquímico em Tumores de Mama em Pacientes Submetidas a Quimioterapia Neoadjuvante” – Dr. Francisco Osmar Sousa Arruda; “Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama com Drenagem por Sucção Contínua Versus sem Drenagem” – Dr. Ricardo Carvalho Juaçaba; “Alta Precoce Versus Alta Tardia em Pacientes Submetidas a Mastectomia Radical” – Dr. Olindo José Posenatto Toaldo; “O Uso do Tamoxifeno em Pacientes Portadores de Câncer de Mama: Alterações Endometriais” – Dr. Florentino Araújo Cardoso Filho.
No âmbito da pesquisa científica, posicionou-se como: organizador e vice-coordenador do Projeto ATLAS, para o Ceará, patrocinado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, envolvendo o uso do tamoxifeno; e coordenador local do Projeto “Droloxifeno”, desenvolvido no ambulatório da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da UFC.
Possui ampla participação em entidades associativas, a exemplo de: Membro Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, desde 1985; Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Mastologia SBM – Ceará – gestão 1995/1998; Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de Mastologia – SBM, gestão 1995/1998; e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia 2006/2010.
Acumula substancial produção científica consolidada em: capítulos de livros (3); artigos publicados em periódicos nacionais: (2) e internacionais (4), Temas-livres apresentados em congressos: (39); conferências, palestras e exposições (13); e Participações especiais em eventos: (20); e orientação de monografia e dissertações (5).
Por tudo o que aqui foi exposto, é possível inferir-se a elevada qualificação do Dr. Sérgio Ferreira Juaçaba, para compor e engrandecer, cada vez mais, a Academia Cearense de Medicina.
Prof. Dr.Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira Nº 18
* Publicado In: Jornal do médico, 7(37): 2, 2011.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog