sexta-feira, 22 de março de 2013

UNIFOR: ETERNAMENTE



Antero Coelho Neto (*)
No próximo dia 21 de março, a Universidade de Fortaleza completa 40 anos de existência. Para nós, que planejamos e ajudamos a construir e desenvolver esta extraordinária instituição universitária, constitui uma data de grande significado e importância.
Foram 8 anos de minha vida de muita satisfação e inúmeros momentos de felicidade e que gravei em um DVD, “Unifor: Os Primeiros Anos”, distribuído para os amigos, professores, bibliotecas e solicitantes. E a minha satisfação, como defensor da memória das pessoas e instituições, ainda é maior ao comprovar, que nesses anos passados, as realizações e progressos da instituição foram ainda maiores que os previstos por nós na sua década inicial.
Ressalto que seu idealizador e responsável, o excepcional industrial Edson Queiroz e todos os nossos parceiros planejadores, dirigentes, professores e funcionários daquela época, serão por mim, eternamente, lembrados. Com muito Amor, Agradecimento e Saudade.
Tenho escrito sobre a Unifor (livros, artigos e poesias) desde o seu início e durante esses anos passados, principalmente nos seus aniversários de décadas. Há 10 anos, publiquei no jornal, o artigo “Unifor: Trintona” onde destaco que vários estudantes, seus familiares, e professores daqueles anos iniciais, expressam para mim as suas boas lembranças e destacam momentos em que estivemos juntos resolvendo os problemas existentes. E destaquei como estes momentos tinham sido de grande felicidade para mim. Mais alegria, tenho agora, 40 anos passados, quando, ainda muitas vezes, vários continuam a destacar aqueles momentos.
Quando convidado por Edson Queiroz, para planificar (1972), e depois para ser seu primeiro Reitor (1973-1979), a conselho do nosso amigo Virgílio Távora, estava como Vice-Diretor da recém Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, participando de sua criação, a convite de dois extraordinários e excepcionais amigos professores, José Roberto Ferreira (Vice-Reitor) e Luiz Carlos Lobo (Diretor). Tínhamos também acabado de construir o Hospital de Sobradinho, com inusitados e adiantados programas e estruturas funcionais. Portanto, foi uma decisão muito difícil, voltar para o Ceará, mas tive a sorte de saber valorizar a extraordinária idéia do Edson e assim decidir.
A Unifor foi a primeira, e única até hoje, no Brasil, a ser iniciada já como Universidade. A regra é iniciar como Faculdade, pertencer a um Centro e os vários Centros reunidos depois, podem ser aprovados como Universidade pelos organismos educacionais superiores. E vejam como acertaram as autoridades daquela época. A Unifor é exemplo nacional e mais do que isto, é Satisfação Nacional.
Por isso tudo, peço para vocês que permitam, que este velho Professor, repita agora um poema que escrevi há 25 anos atrás para ela:
“Mas quando, lá longe, no futuro distante das décadas e séculos, te tornares muito grande, famosa e falada, estaremos ainda te amando desde lá na eternidade de nossos espíritos. E, em cada aniversário teu, cantaremos juntos o parabéns para você. Para nós, porém, desculpem os que virão amar-te depois, ficará sempre a satisfação maior de termos sido os teus primeiros amores.”
E mais felizes ainda, estaremos ao completares os teus próximos anos.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog