quarta-feira, 3 de abril de 2013

Academia Cearense de Medicina propõe homenagem à Dra. Zilda Arns



A Academia Cearense de Medicina (ACM), na reunião de sua diretoria, realizada, em 30 de janeiro de 2013, aprovou a proposição do Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, de sugerir e apoiar a feitura de homenagem ao Hospital da Mulher de Fortaleza, inaugurado no ano pretérito, com a incorporação do nome Dra. Zilda Arns a esse estabelecimento hospitalar do município de Fortaleza, que passaria a denominar-se Hospital Dra. Zilda Arns ou Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns, ou mesmo, Hospital da Mulher Dra. Zilda Arns.
As razões que suportam essa proposta estão amparadas na vida pública dessa notável médica, especialista em pediatra e em Saúde Pública, que foi, por três vezes, merecidamente, indicada ao recebimento do Prêmio Nobel da Paz.
Dra. Zilda Arns dedicou-se a salvar crianças da mortalidade infantil e pré-escolar, da desnutrição e da violência. Profundamente religiosa, ela também coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, realizando o acompanhamento mensal de um número superior a cem mil idosos, por milhares de voluntários espalhados em mais de 500 municípios brasileiros.
Figura exemplar de pessoa compromissada com causas humanitárias e pacifistas, Zilda Arns engendrou um método de trabalho fundamentado na ação do voluntariado, promovendo o desenvolvimento infantil e a melhoria da qualidade de vida das crianças e de suas famílias, cujos bons resultados, colhidos primeiramente no Brasil, ensejaram a exportação dessas práticas a outras tantas nações.
Zilda, filha de um casal de brasileiros, de origem germânica, era uma dos quinze irmãos de Dom Evaristo, o cardeal Arns, grande defensor dos direitos humanos, no Brasil, donde se conclui que o lastro familiar respondeu por sua formação direcionada para o fortalecimento do tecido social das comunidades.
É justo e, porque não dizer, bastante oportuno, que se dê o nome da médica Zilda Arns, ao Hospital da Mulher. Com isso a nova administração da Prefeitura Municipal de Fortaleza estaria homenageando, de fato e de direito, alguém que soube fazer do seu trabalho, um referencial de solidariedade e de multiplicação do saber.
Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira 18 da ACM
* Publicado In: Jornal do médico, 8(48): 6, janeiro-fevereiro de 2013. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog