sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Solenidade dos 120 Anos da Academia Cearense de Letras

Da esquerda para direita, os convidados Isaac Furtado, Régis e Aurila Frota, Mônica e Fernando Siqueira, José Murilo Martins, Marcelo Gurgel e Celina Côrte Pinheiro. (Foto cedia por Isaac Furtado).
 
Participei ontem à noite, 28 de agosto de 2014, no Palácio da Luz, da solenidade comemorativa dos 120 anos de fundação da Academia Cearense de Letras (ACL), considerada a primeira do gênero no Brasil, tendo antecedido à criação da Academia Brasileira de Letras, em três anos.

Na oportunidade, foram homenageados com a Medalha de Beneméritos da entidade os seguintes homens públicos: o Governador Cid Gomes, o Presidente do BNB Nelson de Souza, e os empresários Airton Queiroz, Beto Studart e Ivens Dias Branco; e com a Medalha Thomaz Pompeu foram aquinhoados os Acadêmicos José Murilo Carvalho Martins, Pedro Henrique Saraiva e Mauro Benevides.

A solenidade foi conduzida, com muito cuidado e organização, pela Diretora Administrativa da ACL, a escritora Regina Cláudia Fiúza, sendo justo destacar o discurso proferido pela Acad. Ângela Gutierrez que, em nome do sodalício, fez um retrospecto da história dessa centenária instituição cultural.

O evento foi abrilhantado pela expressiva presença de pessoas do mundo empresarial e cultural cearense, como integrantes de academias e sociedades locais, como o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Medicina e a Sobrames/CE.

Acad. Ubiratan Aguiar ladeado por Isaac Furtado e Marcelo Gurgel (foto cediada por Isaac Furtado).
Na oportunidade, foram declaradas abertas as inscrições para o Prêmio Osmundo Pontes – 2014.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog