terça-feira, 5 de janeiro de 2016

LUIZ AIRESNEIDE: geriatra e acadêmico


Dr. Luiz Airesneide Aires Leal nasceu em 3/04/1939, em Caridade-CE. Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal e o Ginasial e o Colegial, no Liceu do Ceará, em Fortaleza.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1962, graduando-se em 1967. Quando universitário, lecionou Biologia na Secretaria de Educação do Ceará e no Curso Pré-Vestibular do Diretório Acadêmico XII de Maio.
Fez Residência Médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da UFC, em 1968 e 1969.
Foi médico do Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Santa Casa de Fortaleza e do Hospital Distrital Fernandes Távora. É médico-perito aposentado do INSS.
Foi ainda médico auditor da Unimed Fortaleza e geriatra do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza e do Programa de Promoção da Saúde da Unimed Ceará.
Logo após a graduação em Medicina, dedicou-se à Geriatria e à Gerontologia, tornando-se o pioneiro da Geriatria no Ceará. Possui o título de especialista em Geriatria e Gerontologia, e foi sócio-fundador Seção do Ceará da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), tendo presidido essa sociedade local e sido 2º. Vice-Presidente nacional da SBGG.
Teve intensa participação no cooperativismo médico, pois foi cooperado-fundador da Unimed Fortaleza e conselheiro fiscal dessa entidade, experiência que ele transpôs no livro “Cooperativismo Médico no Ceará”.
O Dr. Luiz Airesneide pertence à Sobrames/CE e é coautor do livro “Estilo de Vida Saudável do Idoso”.
Em 6/11/15, foi empossado na recém-criada Cadeira 66 da Academia Cearense de Medicina, patroneada pelo Ac. João Barbosa Pires de Paula Pessoa, tornando-se o primeiro geriatra a ingressar nesse silogeu.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

* Publicado In: Jornal do Médico em Revista, 11(68): 9, novembro-dezembro de 2015. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog