sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

POBRE DESTINO (transparência estuprada)


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Certa palavra possui matiz poético. Refiro-me à transparência. Meigo verbete que na Física Ótica significa a propriedade de um corpo que se deixa atravessar pela luz e permite o reconhecimento de objetos observados através dele. A qualidade de transparente é a de um corpo que se deixa atravessar por uma quantidade de luz que torna possível vislumbrar o formato dos objetos atrás dele.
Nos casos das radiações luminosas (feixes), a medida é a absorção da energia luminosa; os corpos que conseguem absorver mais energia são denominados opacos. Enquanto os que se deixam transpassar sem absorção alguma são chamados de transparentes.
Tudo bem para a transparência, até agora.
Mas leia o que escreve, após a chamada Primavera de Praga (1968), o romancista checo, asilado na França, Milan Kundera in "A Arte do Romance", Edições D. Quixote:
Transparência
No discurso político e jornalístico, esta palavra significa: o desvendar da vida dos indivíduos perante o olhar público. O que nos remete a André Breton (1896-1966) e ao seu desejo de viver numa casa de vidro sob os olhares de todos. A casa de vidro: uma velha utopia e, ao mesmo tempo, um dos aspectos mais assustadores da vida moderna. Regra: mais os assuntos de estado são opacos, mais transparentes devem ser os assuntos de um indivíduo; a burocracia, embora represente uma coisa pública, é anônima, secreta, codificada, ininteligível, enquanto o homem privado é obrigado a divulgar a sua saúde, as suas finanças, a sua situação de família, e, se o veredicto mass-mediático assim o decidiu, não encontrará mais um único instante de intimidade, nem em amor, nem na doença, nem na morte. O desejo de violar a intimidade de outrem é uma forma imemorial de agressividade que está institucionalizada (a burocracia com os seus documentos, a imprensa com os seus repórteres), moralmente justificada (o direito à informação transformada no primeiro dos direitos do homem) e poetizada (pela bela palavra transparência).
E eu, aqui do meu canto, arremato com dois exemplos:
1. A alva pele transparecia sob o véu.
2. O prazer transparecia no rosto da jovem.
Quem tinha como sinônimo a limpidez (a "transparência da água") está agora ligada irremediavelmente à roubalheira e à corrupção.
Pobre destino da transparência.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog