Por Paulo
Elpídio de Menezes Neto (*)
Para
Adão e Eva, não existia passado; e se houve, não era coisa que lhes dissesse
respeito: o passado a Deus pertencia. O futuro, por sua vez, não passava de
vaga suspeita que aos filósofos gregos e aos olhos dos apóstolos de Cristo
tomaria forma e corpo em futuro remoto, remotíssimo. Tornados terráqueos, por
castigo divino, viviam Adão e Eva felizes, aplicados à iniciação aos primeiros
pecados, salvo o do adultério que as circunstâncias não o permitiam. Em seu
favor, registre-se, entretanto, não lhes ter sido aconselhado a se desviarem
dos perigos que correriam em seu desterro definitivo. Não foi fácil para o
casal fundador dos humanos perceber a enrascada em que se havia metido. Com a
proliferação da grei dos decaídos do Éden, não tardariam por despontar
conflitos entre pessoas e interesses, dúvidas e convicções, abrigados, em nossa
modernidade, sob o manto de nomenclatura complexa – conceitos, teorias e
prédicas aliciantes –, criação engenhosa e paciente de filósofos, cientistas
políticos e agentes da Fé e do Estado.
Nessas coisas de futuro e previsões, os gregos eram muito
inspirados. Dizia Cícero, entretanto, que “nada se ganha em conhecer o futuro;
e infeliz é quem se atormenta em vão”. E, Montaigne, nos primórdios do
humanismo, séculos depois, cético: “Na realidade, em todos os governos sempre
se entregou parte da autoridade ao acaso”. E conclui, falando sobre as
suspeitas que lhe causa a busca de explicações de causas e eventos futuros: “…
é um passatempo divertido para os espíritos sutis e ociosos, e acredito que
quem adquire suficiente destreza para inventar e interpretar acha o que bem entenda
em qualquer escrito”.
Os videntes modernos enfiaram-se na capa segura da
ciência e dela fizeram uso como quem empunha um “guarda-chuvas” que protege dos
erros veniais e garante a justeza das revelações. Já não são os ministros da fé
os arautos da Revelação, os explicadores do futuro; em seu lugar despontaram
novos atores midiáticos, empresários, agentes sindicais, homens públicos em seu
desvelado apostolado cívico – e, por fim, os feiticeiros da Academia, destros
pelejadores com suas teorias, apresadas por sutis cumplicidades ideológicas,
fraseólogos melífluos, conquanto ágeis na retórica de suas lealdades
contingentes. Tornaram-se “explicadores” incontinentes de tudo a que assistimos
e das nossas angústias e vãs expectativas; mas não o fazem por mera compulsão,
admitamos, e, sim, por incontornável viés profissional.
Por conta desse falar obscuro e vago, a que se referiu
Montaigne, tornamo-nos, por fim, perscrutadores do imponderável de nosso
destino coletivo: conseguimos realizar o que aos filósofos e homens de
sabedoria parecia façanha improvável: fixar a imprevisibilidade do passado e
tolerar o infortúnio do presente, diante das certezas ilusórias de nossas
visões do futuro. E, assim, apagar as incertezas inspiradas pelo futuro e
abandonar as suspeitas guardadas sobre o passado.
(*) Cientista político. Membro da Academia Brasileira de Educação
e do Instituto do Ceará.
Fonte: O Povo, de 3/5/2017. Opinião. p.10.
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