terça-feira, 20 de junho de 2017

VIAGEM A ISRAEL

Por José Jackson Coelho Sampaio (*)
O Banco do Nordeste, o Governo e a Assembleia Legislativa do Ceará, cinco das sete universidades públicas cearenses, entre elas Uece, UVA e Urca, dois órgãos de imprensa, a Fiec e jovens inovadores com a experiência de startups de sucesso uniram-se numa viagem muito especial, a Israel, para visitar coworkings, bancos inteligentes, empresas baseadas em tecnologia e inovação, a autoridade em ciência e tecnologia do governo israelense e, ao fim, motivo principal, para participar de seminário internacional da Universidade Ben Gurion, articulando Ceará/Brasil com Jiling/China.
Debateram-se captação e reúso de água, dessalinização e prevenção do desperdício de água, sistemas de contenção de desertificação, biotecnologia e TIC, por entre labirintos de modernidade e globalização, no caso de Tel Aviv, de tradição histórica e sacralidade múltipla, no caso de Jerusalém, ou por entre labirintos de paz precária, sobre permanente infraestrutura de guerra, em todos os lugares: desde a sensação de que qualquer estalo pode gerar reações cirúrgicas de contenção até repaginações do ancestral humor judaico: um universitário de Beersheva, ao ser perguntado sobre a distância para Gaza, respondeu que seriam 40min de carro, 10min de bimotor e 10seg de míssil.
Mas a preparação desta viagem, para mim, revelou situações surpreendentes. Algumas, protetoras, com súplicas de, por favor, não vá, o que você vai fazer no meio daquelas guerras e terrores? Outras, radicalmente políticas, clamando que eu não fosse ao encontro de vítimas de holocausto, hoje responsáveis pelo holocausto palestino.
Sei que toda sociabilidade humana precisa ser compreendida, que além e aquém da geopolítica e das formas de exploração, estão cenários, pessoas, arte, cultura e biografias, resistindo em grandeza ao passar dos governos e das castas político-econômicas. Ao encontro da inteligência humana, entre o Mediterrâneo, o mar Morto e o deserto de Neguev, eu fui, como irei a Ramallah, na primeira oportunidade.
(*) Professor titular em saúde pública e reitor da Uece.
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 23/5/17. p.12.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog