sexta-feira, 2 de julho de 2021

NOTA DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Em 21/01/2021, com início às 19h, realizou-se a reunião extraordinária da Academia Cearense de Medicina (ACM) para elaborar uma nota oficial sobre a vacinação contra a Covid-19. A reunião foi conduzida via on-line, em sala virtual na plataforma Zoom, em virtude do distanciamento social derivado da pandemia por Covid-19.

O ponto de partida para a feitura da nota foi um documento prévio, oriundo de discussão de um grupo de confrades e confreiras, e minutado pelos Acads. Flávio Leitão de Carvalho e Vicente de Paulo Leitão de Carvalho, o que muito facilitou o andamento dos trabalhos conduzidos na reunião que foi aberta aos demais membros do silogeu médico.

Sequencialmente, usaram da palavra, tecendo os comentários pertinentes ao tema em apreço, os seguintes acadêmicos: Oswaldo Gutierrez, Carlile Lavor, Márcia Alcântara, Henrique Leal, Marcelo Gurgel, George Magalhães, Janedson Baima, Sebastião Diógenes, Anastácio Queiroz e Ana Margarida Rosemberg, cujas falas constituíram um debate enriquecedor, como aponta a minuciosa ata redigida pelo Acad. Sebastião Diógenes.

Como desdobramento frutificante e consensual desse encontro virtual, a Nota Oficial da ACM sobre a vacinação contra a Covid-19, devidamente assinada pelos presidentes da ACM, Acad. Pedro Henrique Saraiva Leão, e do Conselho Consultivo, Acad. Vicente de Paulo Leitão de Carvalho, ficou com o seguinte teor:

A Academia Cearense de Medicina é uma associação ético-científico-cultural que tem por finalidades: a) preservar a memória da Medicina no Ceará; b) incentivar o aprimoramento da cultura e da ética médicas e c) apresentar sugestões, solicitar providências e colaborar com as autoridades competentes, em prol da educação médica e da promoção da saúde.

Diante do preocupante quadro pandêmico da COVID-19 que assola nosso País, estamos definitivamente convencidos da indispensável utilização das vacinas, com o intuito de diminuir o adoecimento, a transmissão e o número de mortes. Hoje já são mais de 210.000 vidas perdidas para essa doença no Brasil.

O negacionismo às vacinas é, como bem frisou o Papa Francisco, uma atitude antiética. Principalmente agora que o corpo científico da ANVISA aprovou, por unanimidade, o uso das duas vacinas disponíveis no Brasil – a CORONAVAC e a da Oxford-AstraZeneca. É indispensável a adesão de toda a população cearense.

Precisamos desacelerar o infortúnio trazido pela COVID-19. Para frear a pandemia impõe-se que vacinemos o maior número possível de pessoas. O ideal é que todos fossem vacinados, pois todos estaríamos protegidos. Esse ideal é impossível de conseguirmos, pelo fato de que não haverá vacinas para toda a humanidade, face à limitada capacidade de produção mundial dessas vacinas.

Segundo Nota da Associação Médica Brasileira “estamos vivendo um momento de grande desinformação, desserviços e ‘fake news’. É relevante conscientizarmos a população brasileira da importância fundamental das vacinas para controle das mais diversas doenças infecciosas, entre as quais a COVID-19”.

Instamos as autoridades competentes para cumprirem os ditames da Constituição Brasileira, concernentes aos cuidados da saúde do cidadão brasileiro.

Por fim, deveremos afirmar as vantagens em continuarmos com as efetivas medidas de prevenção: usar máscaras, lavar as mãos, manter o distanciamento físico e evitar as aglomerações.

É possível que essas medidas passem a fazer parte do nosso cotidiano no futuro.

Assim, em cumprimento dos seus objetivos estatutários, essa nota com o pronunciamento definitivo da ACM está sendo largamente divulgada nas mídias locais, nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, alcançando ampla repercussão nas entidades médicas e entre profissionais de saúde do Ceará.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva - CREMEC 2412

Da Academia Cearense de Medicina – Cadeira 18

Medicina Preventiva e Social - RQE Nº 483 Medicina do Trabalho - RQE Nº 589

*Publicado In: Jornal Cremec, 145: 8, janeiro-fevereiro de 2021.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog