domingo, 10 de maio de 2009

XIII BIENAL DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

A Academia Cearense de Medicina realizará, nos dias 14 e 15 de maio de 2009, a sua XIII Bienal, evento de cunho científico e cultural da maior significação para a Medicina cearense, que tem o Prof. Washington Barata como seu Presidente de Honra. O programa científico, aberto a médicos e estudantes de Medicina previamente inscritos, terá lugar no Hotel Sonata de Iracema, situado em Fortaleza, na Av. Beira Mar, 848.
A Comissão Executiva da bienal, composta pelos acadêmicos Antero Coelho Neto, João Pompeu Lopes Randal, Sérgio Gomes de Matos, Vladimir Távora Fontoura Cruz e Paulo Eduardo Garcia Picanço, respectivamente, sob a presidência do primeiro e a supervisão do último mencionados, traçou cuidadosa programação, como se arrola a seguir.
No dia 14 de maio, quinta-feira, logo após a Solenidade de Abertura, às 8h30min, acontecerá a Conferência “Problemas do Ensino Médico”, a ser proferida pelo Acad. Ernesto Lenz de Carvalho Monteiro, atual Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM), seguida de debates, com a audiência. Às 10 horas, durante o intervalo, ocorrerá o Momento de Autógrafos da obra “Palavras que valeram a pena – O Brasil e o Mundo”, de autoria do Acad. Antero Coelho Neto (Vice-Presidente da ACM). A programação da manhã será encerrada com a Mesa Redonda: “A Vida e a Obra de Charles Darwin”, tendo por relatores o Acad. Sérgio Gomes de Matos (Diretor da ACM), que discorrerá sobre “Apontamentos Históricos”, o Prof. M.Sc. Rickardo Gomes, que falará sobre “O Valor Científico de Darwin”, e o Prof. Dr. Jan G. J. ter Reegen, expondo o tema “Aspectos Filosóficos e Religiosos”.
No dia 15 de maio, sexta-feira, às 8h30min, o Acad. Paulo Eduardo Garcia Picanço (Presidente da ACM) pronunciará a Conferência “Reforma Psiquiátrica no Brasil – Análise Crítica”, a qual será seqüenciada por discussão, com o público presente. Após o intervalo para um lanche, o Diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. Dr. Luciano Moreira, brindará a assistência com a Conferência “Syphilographia no Século XIX”.
À noite desse mesmo dia, às 20 horas, terá lugar a Sessão Solene de Encerramento no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC, ocasião em que serão conferidos títulos de sócios beneméritos a pessoas físicas ou jurídicas que hajam prestado relevantes serviços ao sodalício. Como ponto final do evento, será servido aos convidados um Coquetel nos Jardins da Reitoria.
Maiores informações sobre a XIII Bienal, podem ser obtidas na ACM (Tel.: 3223-2782) e pelo e-mail: reunir@mcanet.com.br.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

* Publicado in: O Povo. Fortaleza, 10 de maio de 2009. Fato Médico/Reflexões. p.12.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog