sexta-feira, 24 de julho de 2009

A EXITOSA XIII BIENAL DA ACM

Como faz regularmente, a Academia Cearense de Medicina (ACM) promove, a cada dois anos, um grande evento científico e cultural, reunindo médicos e estudantes de Medicina interessados em participar das atividades cuidadosamente programadas, tendo como ponto comum a ciência e a cultura.
Recentemente, nos dias 14 e 15 de maio de 2009, aconteceu em Fortaleza a XIII Bienal da Academia Cearense de Medicina, encontro da maior significação para a Medicina cearense, que teve o Prof. Washington Barata como seu Presidente de Honra, e compondo o cenário do evento, o Hotel Sonata de Iracema, situado na Av. Beira Mar.
A Comissão Executiva da bienal foi constituída pelos acadêmicos Antero Coelho Neto, João Pompeu Lopes Randal, Sérgio Gomes de Matos, Vladimir Távora Fontoura Cruz e Paulo Eduardo Garcia Picanço. Ao primeiro e ao último, respectivamente, foram confiados a presidência e a supervisão da dita comissão, incumbida de delinear cuidadosa programação, cumprida tal como se discrimina a seguir.
Da programação traçada para o acontecimento de 2009, constaram três conferências. A primeira, no dia 14 de maio, quinta-feira, após a Solenidade de Abertura, proferida pelo Acad. Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, atual Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM), tendo como tema “Problemas do Ensino Médico”; a segunda e a terceira, no dia 15 subsequente, com abordagem dos temas “Reforma Psiquiátrica no Brasil – Análise Crítica” e “Syphilographia no Século XIX”, cujos conferencistas foram, respectivamente, o Acad. Paulo Eduardo Garcia Picanço (Presidente da ACM), e o Prof. Dr. Luciano Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina da UFC. As conferências, em consonância com o previsto, suscitaram calorosos debates, com a audiência, concorrendo para enriquecer o teor das magistrais exposições pelos conferencistas oficiais.
Sequenciando a programação da primeira manhã, realizou-se a Mesa Redonda: “A Vida e a Obra de Charles Darwin”, oportunidade em que foram expostos os temas “Apontamentos Históricos”, pelo Acad. Sérgio Gomes de Matos (Diretor da ACM), “O Valor Científico de Darwin”, pelo Prof. M.Sc. Rickardo Gomes, e “Aspectos Filosóficos e Religiosos”, pelo Prof. Dr. Jan G. ter Reegen.
Conforme fora programado, a manhã do dia 14 serviu de palco a um “Momento de Autógrafos”, quando foi reapresentado e distribuído, gratuitamente, aos participantes da Bienal o livro “Palavras que valeram a pena – O Brasil e o Mundo”, de autoria do Acad. Antero Coelho Neto (Vice-Presidente da ACM).
O Prof. Dr. Luciano Moreira, ao ensejo do certame, fez a doação, à Biblioteca da ACM, de coleção em “fac-símile” da Gazeta Médica, contendo vários números publicados, originalmente, na segunda metade do Século XIX, em Salvador-Bahia, com textos derivados das teses doutorais apresentadas na mais vetusta das escolas médicas brasileiras.
Ressalte-se, por oportuno, o diligente serviço da operadora de eventos, tendo à frente o Acad. Vladimir Távora, à qual credita a responsabilidade pela parte logística de desdobramento das atividades projetadas. O substancial apoio financeiro propiciado pelo Banco do Nordeste do Brasil, cujos subsídios permitiram a gratuidade das inscrições, encontrou ressonância na operosidade da equipe encarregada de pôr o evento em marcha.
Na noite do dia 15, sexta-feira, aconteceu a Sessão Solene de Encerramento no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC, oportunidade em que foram outorgados títulos de sócios beneméritos da ACM a pessoas físicas ou jurídicas que haviam prestado relevantes serviços ao silogeu. Como ponto final do evento, foi oferecido aos convidados um Coquetel nos Jardins da Reitoria.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira Nº 18 da ACM, patroneada por Joaquim Eduardo de Alencar

* Publicado in: Revista Histórias da Saúde. Maio e junho de 2009 – ano XI, n.19, p.4.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog