sábado, 25 de dezembro de 2010

RELEMBRANDO O I CONGRESSO BRASILEIRO DE MÉDICOS CATÓLICOS


Sobejas razões - médicas, históricas e religiosas, levaram à republicação dos Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Médicos Católicos (I CBMC), realizado em Fortaleza, no ano de 1946, evento seminal para a criação da Faculdade de Medicina da UFC, consoante atesta o jornal O Povo: “Julho, 5 – Realiza-se em Fortaleza, o 1º Congresso de Médicos Católicos. Sabe-se que o espírito predominante é favorável à fundação de uma faculdade de medicina em Fortaleza. A idéia é boa, pois o Ceará já reclama que os seus jovens que desejam seguir a carreira daqui não mais precisem sair para Salvador ou Rio de Janeiro”. In: Costa, José Raimundo. Memória de um jornal. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1988. p.268.
O livro, para a sua concretização, teve o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e da Academia Cearense de Medicina e contou com o apoio das seguintes entidades: Associação Médica Cearense, Faculdade Católica de Fortaleza, Fundação Waldemar Alcântara, Instituto do Câncer do Ceará, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores (Nacional e Regional do Ceará), Sociedade Médica São Lucas, Unicred e Unimed de Fortaleza.
Paralelamente ao exercício da captação de recursos, esforços adicionais convergiram para contatar e chegar até às pessoas que pudessem escrever as contribuições, traçando o perfil dos conferencistas, dos membros da comissão organizadora e, inclusive, de alguns dos participantes do I CBMC, que viriam se juntar aos ensaios contextuais.
Como a maior parte dos expositores convidados era de fora do Ceará, contatos telefônicos e por e-mail foram feitos com médicos de vários estados da federação. Os sites de busca da internet foram ferramentas bastante utilizadas para completar as informações requisitadas em diversas panegíricos reunidos nesse livro.
A obra, em si, não se conteve na reprodução “fac-símile” dos Anais organizados pelo padre Monteiro da Cruz, SJ, tendo sido enriquecida por contribuições produzidas por diferentes autores, sob a forma de ensaios sobre o contexto social, político e religioso da época, e de biografias, que resgatam a memória de parte dos organizadores, expositores e até de alguns dos participantes desse congresso.
O prefácio, escrito pelo Prof. Dr. Mons. Manfredo Ramos, Diretor da Faculdade Católica de Fortaleza e membro da Academia Cearense de Letras, confere densidade teológica e científica, bem como reconhece o valor dessa publicação que mescla ciência e religião, de uma forma objetiva, coerente e humanizada.
A primorosa edição, em capa dura, demonstrativa do apuro gráfico com que foi engendrada e impressa, tem colhido os maiores encômios dos que a têm adquirido ou recebido exemplar. A obra foi lançada em abril, em Fortaleza, e em maio, em Brasília-DF, no Memorial JK, por ocasião do XIII Conclave da Federação Brasileira das Academias de Medicina.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

* Publicado In: Jornal do médico, 6(35): 4, 2010. (Informativo Médico Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog