quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Os números estarrecedores da “Marcha da Morte” de Auschwitz

Este mês se completam 70 anos da libertação de Auschwitz, símbolo do Holocausto e das atrocidades cometidas pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Mas antes da liberdade, uma última tortura esperava os prisioneiros.

O termo "marchas da morte" foi criado pelos prisioneiros judeus para descrever a evacuação em massa dos campos de concentração.
Esses deslocamentos forçados ocorreram em vários momentos, mas a maior e mais famosa marcha foi protagonizada pelos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, em janeiro de 1945.
Essa última evacuação ocorreu graças ao avanço do Exército Vermelho sobre o país, que já havia descoberto e libertado o campo de concentração de Majdanek, perto de Lublin.
Sem tempo a perder, os nazistas obrigaram cerca de 60 mil prisioneiros a marchar para a cidade vizinha de Wodzisław Śląski - Loslau, em alemão -, no coração do Terceiro Reich nazista, para que continuassem a servir como mão de obra.
4 dias foi a duração da viagem
A sangrenta ofensiva soviética de Vistula-Oder havia começado em 12 de janeiro de 1945.
Alarmados, os oficiais nazistas adiantaram os planos de evacuação campos e subcampos próximos. Para ocultar a realidade dos "campos de trabalho" das forças aliadas, os nazistas também queimaram documentos com os registros dos prisioneiros, além de desmontar e dinamitar as câmaras de gás.
Em 17 de janeiro, começaram a partir as primeiras colunas de prisioneiros.
Durante a marcha, que ocorreu em pleno inverno, eles percorreram caminhos acidentados e tiveram poucos momentos de descanso, dormindo ao relento no chão gelado.
56.000 prisioneiros
Crédito: Creative Commons
Era um número ínfimo diante da imensa quantidade de pessoas que foram deportadas para Auschwitz a partir da primavera de 1940.

Em meados de 1944, cerca de 65.000 prisioneiros foram transferidos para outras unidades industriais do Terceiro Reich, reduzindo o total de presos à metade. 
Até então, Auschwitz era um dos maiores campos de trabalho da indústria alemã - era dividido em 28 subcampos e tinha três campos independentes. Os presos que não foram selecionados para o extermínio imediato eram enviados para trabalhar em fábricas de armamentos, minas de carvão e outros empreendimentos nazistas.
23 graus abaixo de zero
Era temperatura suportada pelos prisioneiros. A viagem para Loslau, no sul da Polônia, ocorreu no auge do inverno. Durante a jornada, os prisioneiros contavam apenas com o uniforme fino da prisão e sapatos rotos, sem nem uma bebida quente para aliviar o frio.
63 quilômetros
Era a distância até seu destino. Apesar de ser uma das "marchas da morte" mais curtas, as condições climáticas dificultavam qualquer esforço.
Os que conseguiram chegar foram enviados a outros campos em trens superlotados. Cerca de 20 mil recém-chegados foram para o campo de Bergen-Belsen, onde morreu a jovem Anne Frank. Os prisioneiros enfrentaram uma grave epidemia de tifo antes de finalmente serem libertados pelas forças britânicas, em abril de 1945.
 
9.000 mortos 
Foi o saldo da marcha, embora algumas estimativas citem 15.000 vítimas. Alguns homens, mulheres e crianças morreram de exaustão ou de frio. Muitos outros foram assassinados no caminho pelos guardas da SS, a polícia nazista.
"Meus amigos e eu estávamos juntos em um grupo", recorda Florian Granek, então um jovem de 22 anos. "Nós marchávamos atrás da coluna e víamos que eles atiravam em quem não conseguia manter o ritmo, jogando os corpos em uma vala. Começamos a contar os mortos, mas acabamos perdendo a conta.
A Alemanha assinou sua rendição incondicional em 8 de maio de 1945. Todos os campos foram libertados gradualmente com o avanço das forças aliadas. Em 27 de janeiro, chegou a vez de Auschwitz, onde ainda viviam sete mil prisioneiros gravemente doentes, incluindo 180 crianças.
Se você quiser saber mais sobre o fim da guerra mais sangrenta da história, não perca o especial Um Dia em Auschwitz, no Discovery.
Fonte: Brasil Discovery/UOL Notícias, de 25/1/2015.
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog