sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PESAR POR PROF. JARBAS STUDART GURGEL


É consternado que aqui anuncio o falecimento às 18 horas, de ontem, dia 29 de janeiro de 2015, do Dr. JOSÉ JARBAS STUDART GURGEL, escritor, professor aposentado da UFC e pesquisador aposentado do DNOCS.
Eu o conheci há mais de vinte anos, pois era irmão da professora Elsie Studart Gurgel de Oliveira, uma grande amiga, com quem trabalhei no ICC, de 1990 a julho de 2013.
O Prof. Jarbas presidiu a solenidade que me outorgou o título de membro honorário da Academia Cearense de Farmácia, cabendo-lhe também fazer a saudação ao recipiendário.
Ele também foi um incentivador do meu ingresso no Instituto do Ceará, abrindo mão da sua potencial candidatura que engrandeceria essa vetusta casa da cultura cearense.
Trocávamos e-mails com frequência e dele recebia, antecipadamente, sua produção literária, o que me franqueava a leitura antes mesmo da publicação dos seus trabalhos.
Pessoa agradável, de gestos generosos, amante das letras, e dono de apurada escrita, com inserção em diversos gêneros literários: memórias, biografias, discursos, crônicas, poesias, genealogia etc.
Após o desaparecimento terreno de Elsie, estivemos juntos em várias oportunidades, quando reverenciamos a memória de sua querida irmã. Dividimos a autoria do livro Religio, composto de temas católicos, que bem refletiam a religiosidade dos seus autores. Fui editor e prefaciador de seu livro de memórias de docente da UFC.
Nos últimos meses, eu acompanhei, como amigo próximo, o desenrolar de sua enfermidade até o seu passamento, quando voltou aos braços do Pai.
Pesaroso, exponho meus sentimentos à sua esposa Maria Juvenilia Amorim Studart Gurgel e aos seus filhos Gustavo, Guilherme, Viviane e Eduardo.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

P.S.: O corpo do Prof. Jarbas Studart Gurgel está sendo velado no Ternura, local em que será celebrada Missa às 9h, e de onde será trasladado para o Cemitério Parque da Paz, para ser sepultado às 11 horas de hoje (30/01/15).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog