domingo, 29 de outubro de 2017

A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DA UECE

Toda essa trajetória aponta para a certeza de que a Enfermagem contribui para o sucesso da Uece.
Por Maria Vilani Cavalcante Guedes (*)
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi criada, em 1975, pela junção de faculdades então mantidas pelo governo do Estado e cursos agregados à Universidade Federal do Ceará. Entre eles, figurava a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, que fora fundada em 1943, como a primeira de enfermagem do Nordeste.
Na Uece, a escola passou a integrar o Centro de Ciências da Saúde, tornando-se curso de Enfermagem, alavancando novo processo de desenvolvimento, inicialmente por meio da pós-graduação lato sensu.
Pensando na pós-graduação stricto sensu, os docentes enfermeiros procuraram qualificação em nível de mestrado e doutorado, para que pudessem pensar na criação de um curso de mestrado. Em 2005, tal fato se concretiza com aprovação pela Capes do mestrado Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde.
Em 2011, o mestrado recebeu nota 4 da Capes, instigando os docente a apresentar proposta de criação do curso de doutorado Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde que, de pronto aprovado, consolidou o Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS). Assim, data de 2012 sua primeira turma de doutorado.
Na avaliação quadrienal 2013-2016, o PPCCLIS obteve nota 5, coroando o trabalho desenvolvido com coesão, zelo e respeito por seus corpos docente, discente e técnico-administrativo.
Nestes doze anos de mestrado, o PPCCLIS titulou 197 mestres e, em cinco anos, 22 doutores, sendo estes enfermeiros do Ceará e de outros estados do Brasil.
É motivo de orgulho a qualidade de dissertações e teses defendidas no PPCCLIS. Tanto que, em 2017, selecionou-se uma tese para concorrer ao prêmio Capes-Tese, “Eficácia de filme educativo de curta-metragem para o autocuidado com o pé diabético: ensaio clínico controlado e randomizado”, defendida em 21 de dezembro de 2016, pela professora Luciana Catunda Gomes de Menezes, sob minha orientação. A tese foi então premiada com Menção Honrosa na edição do prêmio em 2016!
Toda essa trajetória aponta para a certeza de que a Enfermagem contribui sobremaneira para o sucesso da Uece. Em especial, nestes 12 anos de pós-graduação stricto sensu, vem abrilhantando as edições das semanas universitárias, por meio da mostra de trabalhos de pesquisas produzidos por bolsistas, em nível de iniciação científica e de pós-graduação.
Nas sessões de premiação, bolsistas de iniciação científica e alunos de cursos de especialização têm sido agraciados, demostrando o compromisso da Enfermagem-Uece, de modo especial do PPCCLIS, com a formação de profissionais competentes e comprometidos com a melhoria da condição de saúde e, assim, de vida da população cearense e brasileira.
(*) Professora do curso de Enfermagem e coordenadora de Pós-Graduação.
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 28/10/17. p.15.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog