sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A MEDICINA DA UECE NO ENADE-2016


No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016, cujos resultados foram divulgados em setembro de 2017, o curso médico ueceano entrou na contida lista de apenas três que obtiveram a nota máxima (cinco), ficando a Uece em terceiro lugar, sendo só superada pelas graduações da Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais, e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, de São Paulo. Com esse resultado, o Curso de Medicina da Uece foi o primeiro do Ceará e da região Nordeste.
Esses últimos resultados somente ratificam a trajetória exitosa da Medicina da Uece, já identificada nas boas avaliações anteriores. Em 2004 e 2007, os nossos acadêmicos ingressantes lograram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, no ranking nacional; em 2010, o curso da Uece foi o único do Ceará com nota máxima, posicionando-se em terceiro no Nordeste e em 13°do Brasil, entre os 177 cursos médicos avaliados; em 2013, novamente, a Uece foi a melhor colocada dos cursos cearenses, ficando na 17ª posição nesse ranking nacional de medicina.
Nossos frutos, colhidos nessa sequência de exames realizados pelo MEC/INEP, assinalam a alta qualidade dos alunos matriculados no Curso de Medicina, selecionados em um vestibular, com uma concorrência vasta e extremamente qualificada, confirmando a rigorosa seleção adotada na admissão na Uece.
Inegavelmente, o expressivo e continuado êxito, aliás já um tanto quanto repetitivo, do Curso de Medicina da Uece, expõe que, a despeito das carências materiais institucionais, a boa semente foi plantada em terreno fértil, recebeu bons insumos, e frutificou pujantemente, consoante se percebe da excelente qualidade dos seus médicos formados, ombreando-se e até mesmo superando aqueles graduados em escolas de fartos recursos materiais e financeiros.
O empenho dos seus corpos discente, muito bem recrutado no vestibular, e docente, repleto de valores e atributos individuais, e suplementado pela plêiade de excelentes profissionais lotados nos serviços públicos de saúde, asseguram a composição adequada da exitosa avaliação da Uece nos vários exames oficiais de caráter nacional.
Estima-se, agora, que o governo do Estado do Ceará, o qual sequer emitiu uma mera nota na mídia local sobre esse recente feito, proporcione a incorporação de mais professores efetivos e a construção de um complexo hospitalar no próprio campus do Itaperi, em prol da sua Uece.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da Medicina-Uece
* Publicado In: O Povo, de 6/10/17. Opinião. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog