quinta-feira, 3 de maio de 2018

QUANTIDADE DE MELANINA

Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Assisti na semana passa o discurso de despedida do presidente Barack Obama. Pareceu-me extenuado, longe de ser aquela figura entusiasmada que tomou posse para o seu primeiro mandato. Fiquei pensando como o poder desgasta. Quantas coisas ele teve de engolir e quanto não pode falar. Toda a vez que não se exprime o que se sente, o corpo vinga-se, falando por nós.  
Lembrei-me do seu discurso de vitória na madrugada do dia 4 para 5 de novembro de 2008, ao assistir o andamento da apuração da eleição norte-americana. No momento em que observava o noticiário televisivo das 22 horas, eis que surge, na telinha, o local de Chicago onde se encontrava armado o palanque para o discurso do vitorioso Obama.
Àquela hora, a multidão já era considerável! Parecia que todos desejavam assistir à realização do sonho de Martin Luther King (1929-1968). Na primeira fila do palanque, observei a fácies de um preto velho, emoldurado por cabeleira embranquecida, provavelmente mais pelo sofrimento do que pela idade. Marquei aquele rosto, mas não saberia de pronto explicar a razão.
Seria uma questão de identidade? Lá sei eu! Aquele rosto me marcou, dentro da multidão, talvez por motivo de solidariedade inconsciente. Juro que não saberia responder. Desejava revê-lo, apenas, nem que fosse por breve relance. Enquanto divagava, a multidão ia engrossando: crescia a festa norte-americana. A multidão era cada vez maior. Muita luz, muita riqueza, muita música, muita alegria e muitas demonstrações da “graça dos americanos” da qual, na maioria das vezes, nós, brasileiros, não achamos a menor graça.
O hilário daquele acontecimento político é que, desta vez, a vitória de Obama foi alvo de maiores explicações do que, propriamente, as causas da derrota do senador branco John McCain. Foram aventadas hipóteses das mais variadas, umas até mesmo estapafúrdias, tais como o emprego da internet na propaganda eleitoral, e o absurdo da afirmação da organização racista Ku Klux Klan de que Barack Hussein Obama não é um negro e, sim, um mulato, argumento que enfatizava a cor branca de sua mãe.
Mas, voltando à face do preto velho, repito e sublinho: ela estava marcada pelo sofrimento ancestral, síntese da escravidão, do preconceito, das rugas de sofrimento, das discriminações, das amarguras, das humilhações seculares, entre outros.
E eu desejava rever aquele rosto, no momento do discurso da vitória. Apelei para a sorte. Havia, decerto, alguma possibilidade de a câmara focalizá-lo, já que ele se encontrava na fila da frente do palanque. Aproximando-se o momento do discurso do vitorioso a multidão aumentava cada vez mais, assim como os ruídos e os gritos, alguns que pareciam, inclusive, com transes messiânicos. Minhas chances eram muito pequenas: eu contava, apenas, com minha capacidade de não adormecer e com um pouco de sorte. Apostei no não adormecer e venci! Tive sorte ou tratou-se de uma força inconsciente? Não sei explicar!
O rosto do negro apareceu novamente na telinha e, desta vez, o cameraman demorou mais tempo nele. Seu semblante continuava impassível, e as rugas, antes secas, estavam agora cheias de lágrimas, como o leito de um rio caudaloso. Ele chorava, mas era um choro dignamente contido. Fui dormir pensando naquilo. Época triste esta nossa: é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo. Michele e Barack Obama mostraram que classe, instrução, ponderação e outros atributos de bons governantes independem da quantidade de melanina* que portam em seus corpos.
Nota: Melanina é um pigmento acastanhado que parece negro quando em alta concentração.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES). Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog