terça-feira, 15 de maio de 2018

AOS VIVOS: Coisas que a mundiça "falam"

Por jornalista Tarcísio Matos
A queda do mestre
Abril de 2014. Bebinho, ôi grelado na TV do salão diminuto do bar da Mocinha, horrorizado com a dificuldade de Rosier Alexandre escalar o Everest. Copo a caminho da boca, ele grita pro Samsung quengado:
- Tu cai daí, macho!!!
Quanto mais lascado, melhor!
Linha Borges de Melo 2. Jovem pede licença pra falar aos tripulantes do ônibus semilotado. Largara as drogas por haver conhecido Deus, esteve em casa de recuperação, não tinha produtos pra vender; ali, ele apelava aos corações bondosos em trânsito, em nome do Altíssimo, a moedinha da merenda. Porque ninguém se pronunciasse, o senhor ao lado do trocador bradou:
- Tu devia ser era cego! Ligerim, enchia o bolso!
Fiofó de calango
Pai matuto ouviu o papacu trinar sem saber onde, e arvorou-se de sabido. Pescou na televisão um nome “só o mi” pro filhote que nasceria naquela semana. Chamar-se-ia Enzo, designação do comendador italiano Enzo Ferrari. Por que não Luquinha, Totonho, Manduca, Zenóbio, Cormo, indagava a vizinhança. E deu azar porque o pivete nasceu escoliótico. Até o pai frescava:
- Larga de ser maluvido, Guenzo! Tu morre, Guenzo!
Pergunta mal-feita...
Brabo do primeiro ao décimo, Moisés sempre foi avesso a pergunta besta. O filho Dandão, alheio às zangas do pai, ousou indagar dele o que era um “grão-mestre”. Moisés, elucidativo que nem unheiro em mão de criador de porco...
- Grão-mestre é meu ovo esquerdo. Dois dedos maior que o direito!
Zika bufa
Discussão acalorada sobre a praga do momento na sala de estar. Noticiário da TV é farto campo de investigações para os matutos ali reunidos. Atentos ao JN, vinte seres humanos de olho grelado nos destinos do Planeta. Maria de Zé conta que o zika vírus pega pelo arroto, beijo, baba. Até aí, Zé de Maria acha tudo normal. A preocupação dele é quando outras formas houver de contágio. Exemplifica:
- Se essa porra pegar pelo peido, aí lascou!!!
Penúltima flor do Lácio
Nicanor diz saber de tudo, já viu tudo, leu tudo. A avô, Creuma, invocada com a Língua Portuguesa prenhe de exceções, aproveita a fama do neto e pede auxílio. Fala sério a um Nicanor engajado ao padrão formal do idioma:
- Na secretaria tem a secretária, né isso?
- Justo, vó! É isso! - respondeu afável.
- Assim sendo, na diretoria devia ter uma diretória!
Entre o longe e o perto
30 anos atrás, a oftalmologista famosa, que João Páfus conhecia só de vista, era a derradeira tentativa de solução da quase cegueira. Aí deu beleza; enfim, foi identificado o astigmatismo. A médica receitou par de óculos de grau - um pra perto, outro pra longe. Mas João não entendeu muito bem a onda de perto e de longe e a negada caiu em cima. Eu mesmo frescava com a ignorância dele:
- Perto de casa, na vizinhança, João não usava óculos. Mas, quando ia pra Irauçuba, longe que só a goitana, ele usava...
Fonte: O POVO, de 12/03/2016. Coluna “Aos Vivos”, de Tarcísio Matos.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog