domingo, 14 de fevereiro de 2021

DOIS OFÍCIOS ESTRANHOS

Nos anos sessenta, no antigo Batalhão de Transporte Motorizado, onde hoje é a Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador, havia, naquele local, a velha Linha de Tiro do CFN, em que se armazenavam munições em enormes quantidades.

Por essa razão, tinha-se um contato estreito com o Centro de Munição (CMM), que ficava bem em frente – bastava cruzar o canal e estava-se na Ilha do Boqueirão. Lá, no Batalhão de Transporte Motorizado, foram recebidos dois ofícios do CMM. O primeiro encaminhava, em anexo, um pedido de munição. O segundo era de natureza técnica, e dizia respeito ao armazenamento de munições em um paiol especial do CMM – o paiol de céu aberto.

Os escribas da época, com suas Remington ainda dos anos 1950, não se sabe se propositadamente ou não, redigiram:

– no primeiro ofício: Anexo: um peido; e

– no segundo: “... o paiol de c* aberto”...

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Meia-volta, volver! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2014. 112p. p.73.

Nota: Esse causo acima foi adaptado dos textos originais de Gil Cordeiro Dias Ferreira, capitão-de-mar-e-guerra da reserva remunerada da Marinha brasileira, postados em 6 de julho de 2012, no Portal Militar. São desse autor, ao todo, mais de quinze causos relacionados à Marinha de Guerra do Brasil, que podem ser acessados em: http://www.militar.com.br/artigo-2474-Coisa-de-Naval---Causos-Fuzileiros#.Uoi53SfEhHI

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog