quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Pesar pelo falecimento do Prof. Pedro Alberto de Oliveira Silva

 


É com intenso pesar que ora notifico o falecimento do Prof. Pedro Alberto de Oliveira Silva, acontecido na madrugada de hoje (3/02/2021), traído de forma súbita por seu imenso coração, que transbordava em cordialidade para com todos os seus amigos, colegas e discípulos.

Pedro Alberto de Oliveira Silva nasceu em Fortaleza-CE, em 24/07/1937, sendo criado no seu querido bairro da Gentilândia, nesta capital.

Pedro Alberto graduou-se em História pela Faculdade Católica de Filosofia, que mais tarde daria origem à Universidade Estadual do Ceará (Uece) e depois cursou o Mestrado de História, no Recife, na Universidade Federal de Pernambuco.

Ensinou História em muitos colégios de Fortaleza e em diversos cursos de graduação (História, Biblioteconomia, Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), da qual estava aposentado, tendo sido um dos fundadores do curso de Ciências Sociais. Compôs o quadro docente fundador da Universidade de Fortaleza (Unifor), no ano de sua inauguração, em 1973.

Aos 37 anos de idade, em 24/09/1974, foi eleito para ingressar no Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico, vindo a ser empossado como sócio dessa veterana e venerável entidade cultural cearense, em 4/12/1974, juntamente com outros três sócios: José Oswaldo de Araújo e Vinícius Barros Leal, ambos já falecidos, e Melquíades Pinto Paiva, que, para gáudio nosso, segue entre nós como um produtivo intelectual.

Em sua duradoura permanência no Instituto do Ceará ocupou distintas funções, exercendo o seu labor com competência e tirocínio, comportando citar a Direção de Biblioteca e Arquivo, a participação na Comissão de História e a sua profícua atuação na Revista do Instituto do Ceará.

O Prof. Pedro Alberto conduziu importantes pesquisas para a historiografia no Ceará, que se materializaram na substantiva autoria de trabalhos publicados, dentre os quais se assinala os seguintes: Pequena História da Telefonia no Ceará (1982); Índice dos Documentos da Coleção Studart (Revista do Instituto do Ceará, anos 1967, 1968 e 1969); A Escrita e a História (Revista de Comunicação Social da UFC - 1973); As Origens da Escravidão no Ceará (Revista do Instituto, 1979, 1984 e 1987); A Escravidão no Ceará, (Revista do Instituto, 1979, 1984 e 1987).

Nossos sinceros pêsames aos familiares de Pedro Alberto de Oliveira Silva.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Sócio do Instituto do Ceará

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog