sábado, 8 de janeiro de 2022

OITAVA SESSÃO REMÊMORA DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

 

Como acontece desde 2014, na primeira quarta-feira do mês de dezembro de cada ano, a Diretoria da Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou a sua oitava Sessão Remêmora do Sodalício, ocasião em que, de forma presencial, foram prestadas homenagens póstumas à confreira Acada. Lise Mary Alves de Lima, que faleceu no corrente ano, bem como aos confrades que, em 2021, completariam cem anos de idade, se vivos fossem.

A solenidade ocorreu no Auditório Castello Branco da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1º de dezembro de 2021, sendo aberta às 15 horas pelo Acad. Janedson Baima Bezerra que fez as honras da casa, dada à impossibilidade de comparecimento do Pres. Pedro Henrique Saraiva Leão, por razões superiores. Ato contínuo, após a abertura dos trabalhos, o Acad. Janedson Baima Bezerra passou a condução da sessão ao Diretor Social da ACM, o Acad. Vladimir Távora Fontoura Cruz, que acumulou as funções de cerimonialista.

A primeira fala foi a da Acada. Maria Zélia Petrola Bezerra que, em um esforço hercúleo para superar a emoção decorrente da estreita amizade que ela mantinha com a Acada. Lise Mary Alves de Lima, uma querida confreira que deixou esse mundo menor em 5/06/2021. A Dra. Lise Mary, vítima de poliomielite aguda em sua tenra infância, soube sobrepujar as limitações físicas das sequelas que a acompanharam, construindo uma exemplar trajetória profissional e científica, tendo por esteio uma vida plasmada em sólida formação cristã e rica em valores espirituais.

A primeira saudação aos centenários ficou com o Acad. Vitoriano Antunes Barbosa que traçou a história de vida do seu pai, o Acad. Honorário Milton Escócia Barbosa, nascido em uma palafita de um seringal situado nas imediações do Rio Acre. Ele teve uma infância livre, sem escola, na imensidão da Amazônia, e somente aos 9 anos de idade veio para Fortaleza para começar seus estudos com os Irmãos Maristas. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1939. Por mais de meio século, o Dr. Milton Escócia exerceu a Medicina e a docência superior, observando parâmetros éticos e humanísticos, sem descuidar da competência profissional.

A seguir, o Acad. José Eduardo de Carvalho Gonçalves rendeu a homenagem póstuma ao seu genitor Acad. Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, membro fundador da ACM e o único que presidiu o nosso silogeu médico por duas vezes. Movido pelo forte sentimento de um filho por seu tão amado pai, o Acad. Eduardo Gonçalves, que abraçou a mesma especialidade paterna, da qual o Acad. Geraldo Gonçalves foi o pioneiro no Ceará, deu ênfase em seu elóquio aos princípios da honestidade e da devoção à família que marcaram os 95 anos de vida do seu saudoso pai, cujo legado merece ser reverenciado.

Para encerrar o ciclo de homenagens, a Acada. Helena Pitombeira traçou o perfil do Acad. Adalberto de Moraes Studart Filho, uma atribuição que muito a honrara por ter sido aluna e depois colega de trabalho na UFC do seu perfilado. Por um especial empenho, a confreira Helena Pitombeira buscou e conseguiu localizar familiares do Acad. Adalberto Studart, incluindo um neto homônimo que é neurologista em São Paulo. Ela salientou as habilidades profissionais do “Dr. Adalbertinho”, como era ele mais conhecido, realçando as valiosas contribuições que deu à Neurologia no Ceará, notadamente por seu pioneirismo no campo da eletroencefalografia e da eletroneurofisiologia.

Depois das saudações oficiais, a palavra foi facultada aos familiares dos homenageados e aos acadêmicos presentes na solenidade. Depoimentos e comentários adicionais sobre os laureados foram então exibidos pelos confrades Paulo Picanço, João Martins, Flávio Leitão, Eduilton Girão e Vicente Leitão.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

* Publicado In: Jornal do médico digital, 2(20): 45-47, dezembro de 2021. (Revista Médica Independente do Ceará).

RD-Dezembro-2021-app.pdf (jornaldomedico.com.br)

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog