domingo, 6 de agosto de 2023

EUCARISTIA, NOSSO MAIOR TESOURO

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

"Eu estarei sempre convosco". Está é uma promessa de Jesus e uma realidade. Jesus se manifesta de muitas e diversas formas, o Senhor está conosco na sua glória na sua onipresença, mas quis Ele nos dar uma dadiva na última Ceia.

Jesus concretiza o seu desejo de estar conosco para sempre, ao instituir a Eucaristia na noite em que foi entregue aos soldados romanos, enquanto ceava com os apóstolos, inaugurou o rito eucarístico, oferecendo aos apóstolos o sacramento do pão e do vinho, seu próprio corpo e sangue em comida e bebida, e mandando que fizessem o mesmo em sua memória. Portanto, delegou o poder de realização deste sacramento até o Seu retorno: "Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, todos vós, isto é o meu sangue. O sangue da aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados" (Mt 26, 26-27). Esse é o fundamento do que celebramos na Festa de Corpus Christi.

Em nenhum versículo da Sagrada Escritura, a Eucaristia é apresentada como um 'símbolo' do corpo de Cristo. Na verdade, nela está presente o próprio Cristo: corpo, sangue, alma e divindade. Essa é a verdadeira doutrina sobre a Eucaristia ensinada por Cristo e pelos apóstolos, até porque Se a Eucaristia fosse apenas um "símbolo", uma "lembrança", ela não poderia constituir-se num alimento para a vida eterna.

Para nós, católicos, a Eucaristia não apenas representa Jesus, mas conta com sua presença, que é real e integral. Ressuscitado, Jesus o é também com sua humanidade, o que inclui sua corporalidade.

A Eucaristia sempre foi considerada o "sacramento da Igreja", estando, portanto, no centro da vida paroquial e da comunidade que dela participa. Não se edifica uma comunidade se esta não tiver sua raiz e seu centro na Eucaristia, lembra o Concílio Vaticano II (PO 6).

Na solenidade de Corpus Christi a Igreja mostra ao mundo seu tesouro maior, a Eucaristia. É um convite a adorarmos Cristo em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Disse São João Paulo II: "A Eucaristia é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história".

Há também um trecho belíssimo da exortação apostólica de Bento XVI, chamada Sacramentum Caritatis, que dá sentido ao que celebramos no Corpus Christi, assim comentou o saudoso Papa sobre a Eucaristia: "Sacramento da Caridade, a santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem.

Por tudo isso, Corpus Christi não deve ser entendido apenas como mais um evento litúrgico, mas uma expressão do que há de mais importante e sublime em nossa fé.

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 17/06/2023. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog