sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BACHARELADO EM FINANÇAS

A UFC lançou o edital do seu vestibular para admissão de novos alunos em 2010. Dentre as novidades ofertadas estão cinquenta vagas de Bacharelado em Finanças, no campus de Sobral.
A iniciativa partiu da coordenação do Curso de Ciências Econômicas da extensão interiorana que, ao invés de abrir duas turmas de Economia, optou por apenas uma e delineou a proposta de criar um novo curso em área correlata.
A diversidade de graduações é de fato salutar, para os vestibulandos e para a própria região, desde que o fosse em um curso correspondente a uma profissão já regulamentada, com áreas de atuação e perfil profissional claramente definidos, o que não é o caso do bacharelado proposto.
De fato, um levantamento nos sites de busca da internet é infrutífero, no sentido de colher outras informações de idênticos bacharelados em instituições nacionais; na página do MEC não são identificadas Diretrizes Curriculares específicas de tal formação, ou qualquer balizamento dando guarida à inovação em tela.
Ainda que não seja área exclusiva do economista, Finanças (públicas ou privadas) compõem um importante e tradicional campo de atuação desse profissional, cujo mercado vem sendo vilmente corroído pela invasão desmesurada de outras categorias profissionais. No caso de vir a vingar essa nova profissão, é possível até que se venha a pugnar por reserva própria de mercado, dada à sua maior especificidade.
Considerando Finanças como área de atuação, seria muito mais lógico que a UFC, aproveitando a disponibilidade de seus recursos, investisse na formação pós-graduada, qualificando os economistas de Sobral e municípios vizinhos.
Traçando um paralelo com a Medicina, seria como criar uma graduação exclusiva em Oftalmologia, algo que encontraria a pronta e incisiva resposta dos Conselhos de Medicina (Federal e Regionais) frente a esse descalabro. Com a palavra, o Sistema Cofecon/Corecon, para se pronunciar, após criteriosa apreciação da questão ora exposta.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico e economista

* Publicado in: Jornal O Povo. Fortaleza, 11 de setembro de 2009. Caderno A - Opinião. p.6.

Um comentário:

felipe disse...

você ainda tem a mesma opinião sobre o curso? sou ingresso de 2018.1

 

Free Blog Counter
Poker Blog