terça-feira, 2 de novembro de 2010

FRANCISCA CARLOS DA SILVA: o nosso adeus


Foto: Tatinha, acompanhada do irmão Valter e dos sobrinhos Magna e José, no lançamento do livro “Dos Canaviais aos Tribunais”, em Fortaleza, em janeiro de 2008.
Francisca Carlos da Silva, carinhosamente chamada de Tatinha pelos sobrinhos, nasceu em Pereiro, em 15 de maio de 1913, inaugurando a prole de nove filhos do casal José e Valdevina Carlos da Silva. Era bem pequena quando a sua família mudou-se para o Acarape, instalando-se no sítio Pau Branco. Fez o Curso Primário em Redenção e continuou os seus estudos em Fortaleza, sendo, em 1933, uma das internas da Escola Doméstica São Rafael, mantida pelas Irmãs de Caridade. Por vontade própria, recusou pretendentes a casamento, face ao desejo de ajudar na criação dos irmãos mais novos.
Foi funcionária pública federal, lotada no Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), onde lecionou Artes Culinárias, por mais de trinta anos, confirmando os seus exímios dotes em preparar os mais saborosos quitutes, qualidade sobejamente apreciada por todos os seus familiares.
Também exerceu extensas atividades religiosas e comunitárias, atuando como vicentina e, inclusive, auxiliando na catequese, na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes. Comemorou, em 1993, os seus oitenta anos de vida na presença de irmãos, cunhadas e sobrinhos, que expressaram o carinho especial que todos nutriam por ela.
Até 1998, permaneceu em Jacarecanga, passando, então, a morar com o irmão Luiz Carlos. Em 2000, transferiu-se, em definitivo, para Acarape, onde até hoje residiu com Valter, o irmão caçula. Na cidade em que viveu a sua infância, Tatinha viu-se cercada dos descendentes do nosso tio Valter e regularmente recebia visitas dos sobrinhos, filhos do Luiz e do Zezinho, seus queridos irmãos.
Esteve em Fortaleza, em janeiro de 2008, ao ensejo do lançamento do livro “Dos Canaviais aos Tribunais: a vida de Luiz Carlos da Silva”, obra comemorativa dos 90 anos de idade, de meu pai, se vivo ele fosse, dividindo conosco, momento tão sublime de congraçamento familiar.
Faleceu, na madrugada de hoje, 02/11/2010, aos 97 anos, mas seguirá presente nos corações daqueles que a amavam.
Descansa em paz, Tatinha.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Nota: A missa de corpo presente de nossa querida tia será às 15h30, na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacarecanga, e o seu sepultamento, logo em seguida, às 16 horas, no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, em cumprimento da sua expressa vontade.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog