sábado, 27 de novembro de 2010

POR UMA CULTURA DE PAZ

José Maria Pontes
Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará

O governo estadual enviou uma mensagem para a Assembleia Legislativa reduzindo para 12% a alíquota do ICMS para as bebidas importadas como: whisky, vodka, gim e outras. Segundo o deputado Mauro Filho, o Estado do Ceará para competir com Santa Catarina e São Paulo, que têm respectivamente alíquotas de 3% e 7%, também tem que baixar para mais arrecadar. Respeito muito o deputado como economista, porém ele tem uma visão técnica do problema, onde o que interessa são os números.
Eu, como médico, tenho uma visão mais humanística dos problemas e de suas soluções. Esta competição de quem tem um imposto mais baixo para mais arrecadar não me interessa. Segundo Mauro Filho, essas bebidas serão destinadas às outras unidades da Federação e não vão baixar o preço no nosso mercado, não aumentando assim os danos causados pelo álcool no nosso Estado. Pergunto: onde essa bebida for consumida, Maranhão, Piauí, Bahia ou qualquer outro estado, não estará o álcool elevando os danos para as áreas de segurança pública, de saúde e social?
Os danos do álcool são muitos, todos já estudados e passam pelo aumento da violência urbana, nas estradas e doméstica; pelo aumento do número de afogamento, suicídio, separação entre casais, quedas e outros tipos de violências. O alcoolismo como doença tem desfeito muitas famílias e vem aumentando em muito a procura aos nossos hospitais psiquiátrico e de trauma. Hoje, o álcool é o maior problema de saúde pública em nosso País e é também a porta de entrada para as outras drogas.
A literatura nacional e mesmo mundial prega como a melhor estratégia para reduzir os danos causados pelo álcool o aumento da sua taxação. Os médicos e os profissionais que trabalham a problemática do álcool têm repudiado esta mensagem que reduz imposto das bebidas importadas, pois a vida não tem preço.
Uma cultura de paz é o que desejamos para o nosso País.
* Publicado, em O Povo, no Caderno Opinião, do dia 26/11/10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog