terça-feira, 23 de novembro de 2010

SOBRE “TEMPOS DE GUERRA E DE PAZ: ensaios da vida”


Foram reunidos, neste livro, trinta e quatro ensaios, que estão distribuídos em sete capítulos, cinco deles oriundos de matérias publicadas no jornal Diário do Nordeste (DN), especificamente no Suplemento Cultural, editado pelo notável poeta e escritor Carlos Augusto Pereira Vianna, ilustre membro da Academia Cearense de Letras.
Os cinco capítulos, tornados públicos no jornal DN, foram os seguintes: Museus e Museólogos: ensaios sobre a formação; Resistência nas Termópilas: é melhor, lutaremos na sombra!; Bombardeio de Guernica: ensaio para uma grande guerra; Otávio Bonfim: o bairro das Dores e dos Amores; e A Resistência Francesa: sob a cruz de Lorena. A eles se juntaram dois cadernos, que, sobretudo, por motivo de agenda, permaneceram inéditos, no caso, a saber: A França Ocupada: ensaios na clandestinidade e Maurice Druon: o senhor França.
Os colaboradores convidados destacam-se como profissionais de inegáveis pendores literários e detentores de uma formação educacional formidável, que os distinguem no meio cultural cearense. Seus nomes são: Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg, Carlos Roger Sales da Ponte, Dalgimar Beserra de Menezes, Elsie Studart Gurgel de Oliveira, Fábio Perdigão Vasconcelos, Fernando Queiroz Monte, Francisco Josênio Camelo Parente, Francisco Régis Lopes Ramos, Marcelo Gurgel Carlos da Silva (organizador), Mauro de Assis Paula, Romeu Duarte Junior e Zacharias Bezerra de Oliveira. O organizador da presente coletânea comparece com catorze dos títulos dispostos nessa publicação.
A escolha do título do livro “Tempos de guerra e de paz: ensaios da vida” espelhou-se na dualidade da vida: há tempos de guerra e há tempos de paz, significando as próprias alternâncias do viver, transmutadas em ensaios, para apreciação do ledor.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Prof. Titular da UECE

Nota: A obra integra o III Lançamento Coletivo da Editora da UECE, a ocorrer no Auditório Paulo Petrola, da Reitoria da UECE, no dia 25/11/10, às 17 horas, durante a XV Semana Universitária.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog