quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA DA SOBRAMES DE 2010


A série de Antologias da SOBRAMES/CE teve princípio, sob a tutela editorial do Centro Médico Cearense, em 1981, e, ao longo desses trinta anos de percurso, apenas não houve a publicação coletiva dos sobramistas cearenses nos anos de 1982, 1985 e 1988.
Agora, em 2010, a produção da SOBRAMES/CE, com o selo editorial próprio, chega à sua 25ª edição, revelando crescimento ágil e apurado senso crítico, com grande esmero literário, prestando-se para emular o aparecimento de novos escribas no seio da classe médica e até incentivando a própria carreira de alguns colegas sobramistas, em seus lançamentos individuais.
O processo de construção das antologias é laborioso, tendo entrado em pauta na reunião mensal de junho, quando se alertou aos sócios para a remessa de suas produções literárias, estabelecendo-se a data-limite dessa entrega, para agosto deste ano, com a previsão de lançamento oficial na segunda quinzena de outubro subseqüente, como ora ocorre. A sua montagem é, sobretudo, participativa, uma vez que a maior parte das decisões é assumida em comum acerto entre os membros presentes e ouvidos nos encontros mensais da SOBRAMES/CE.
O título “Receitas Literárias”, dentre muitos propostos, consagrou-se o escolhido, após sucessivas e edificantes rodadas de comentários e votações, validando o arranjo de somente duas palavras mui afeitas ao dia-a-dia de médicos amantes da literatura, os quais, no fazer literário, colhem um lenitivo para a dura faina enfrentada.
A obra aludida, comparativamente às precedentes, supera recorde em número de páginas e, principalmente, em quantidade de colaboradores, porquanto dela tomam parte quarenta e cinco sobramistas, dos quais quarenta e três iátricos e dois literatos não-médicos, que formam fileiras como pessoas queridas pelos demais colegas. Por oportuno, registre-se que, dos quatro médicos atualmente membros da Academia Cearense de Letras (ACL), todos são sobramistas e três participam desta coletânea. Variados gêneros literários: contos, crônicas, poesias, discursos etc. nela estão inseridos, conferindo a versatilidade e até certa especialidade dos seus autores.
A capa, tendo por mote uma receita literária, foi idealizada pelo organizador (M.G.C.S.), porém o requinte da sua criação coube ao Prof. Martinho Rodrigues Fernando, que contou, para o seu desenvolvimento com o concurso do arte-finalista Francisco Batista. A quarta capa exibe o “olho de Horus”, o “R” usado no receituário médico, quando da prescrição, cuja simbologia, derivada da antiga Medicina egípcia, invoca, a esse deus, a proteção sobre os medicamentos, para que sejam efetivos, beneficiando, por conseguinte, o cliente em epígrafe. Roga-se a Deus para que “Receitas Literárias” agrade o seu já cativo público e conquiste um séquito de novos leitores.
Convém destacar o prefácio de José Batista de Lima, professor da Uece e da Unifor e ilustre membro da ACL, cuja presença enobrece este livro, bem como ressaltar a homenagem póstuma prestada, por Alex Mont’Alverne e José Maria Chaves, respectivamente, aos confrades Nilson de Moura Fé e Oziel de Sousa Lima, sob a forma de elegias, pranteando tão sentidas perdas, e o enxerto de seus derradeiros escritos no corpo desta obra.
Por último, assinale-se o agradecimento pela confiança depositada no trabalho de organizar essa antologia, ensejando a oportunidade de ser prestativo à SOBRAMES/CE, ao tempo em que se prega a indicação de um substituto, facilmente identificável entre tantos associados, para assumir o prazeroso encargo do ano vindouro.
Como acontece em qualquer receita médica, o que mais se espera das prescrições de Receitas Literárias é que cumpram a sua finalidade, sejam aviadas no local certo e nas horas aprazadas, e que, de pronto, comecem a produzir resultados benéficos, se não curando as mazelas do corpo, mas tonificando a alma, para suportar os embates do cotidiano.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro da Sobrames-CE e organizador


* Discurso proferido por ocasião do lançamento do livro “Receitas Literárias”, no Ideal Clube, em Fortaleza, em 26 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog