quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PLAQUETE: Posse de Janedson Bezerra e Zélia Petrola na ACM


APRESENTAÇÃO
A Academia Cearense de Medicina (ACM) foi instaurada em 12 de maio de 1978, ao ensejo das celebrações do XXX Aniversário da Fundação da Faculdade de Medicina do Ceará (FMC), sendo esta a primeira escola médica cearense, que viria a ser federalizada, compondo, posteriormente, ao lado de outras instituições de ensino superior, a Universidade Federal do Ceará, criada em dezembro de 1954, sob o diligente comando do Prof. Antônio Martins Filho.
Assim, trinta anos depois do memorável feito de 1948, os remanescentes do grupo de principais fundadores da FMC, reduzido a um quarteto, em decorrência da perda terrena do Prof. Jurandir Picanço - o idealizador e pai espiritual da academia atrás referenciada, alinharam-se a outros colegas, visando à criação de uma nova instituição médica, que foi a ACM, em parte gestada como desdobramento da grande e consolidada obra, vindo em complemento da escola-mater, para, principalmente, zelar pela História da Medicina no Ceará.
Para atender a esse propósito, o Prof. Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, então diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFC, instituiu uma comissão composta pelos professores Geraldo Gonçalves, Haroldo Gondim Juaçaba, Joaquim Eduardo de Alencar, José Carlos da Costa Ribeiro, José Edísio da Silva Tavares, José Waldemar Alcântara e Silva e Paulo de Melo Machado, aos quais foi dada competência para elaborar as minutas do estatuto e do regimento interno do sodalício, bem como orquestrar os preparativos da formalização da novel entidade.
Para registro e divulgação de suas realizações maiores, a ACM lança mão, desde 1984, de seus Anais, com quatorze edições já publicadas, contendo discursos, artigos, ensaios, crônicas, resumos de atas e outras contribuições de interesse dos acadêmicos. Cada volume, presentemente, corresponde a uma gestão da ACM, e é publicado no ano seguinte, durante a Bienal promovida pelo silogeu. Desse modo, o último volume aplicou-se ao mandato do Acad. Paulo Picanço, de maio de 2008 a maio de 2010, tendo sido lançado na XIV Bienal da ACM, em agosto de 2011; o próximo cobrirá o período da atual gestão, sob a presidência do Acad. Antero Coelho Neto, com início em maio de 2010 e estendido a maio de 2012, devendo ser lançado na bienal de 2013.
Os discursos pronunciados nas solenidades de investidura de novos acadêmicos, de praxe, configuram seções de destaque dos Anais, mercê da eloquência dos autores empossados, trazendo à lume um retrospecto da vida do patrono e dos ocupantes anteriores de cada cadeira sob posse, bem como ajuizando o compromisso assumido perante seus confrades e convidados da cerimônia, ao tempo em que os recém-empossados têm os seus perfis delineados por um companheiro veterano, designado pela ACM, para efetuar a saudação aos ingressantes.
O imperativo de se oferecer mais ampla e célere divulgação das solenidades de posse levou a atual direção a acolher a nossa proposta de publicação, em plaqueta, os discursos proferidos em tais cerimônias, dando início a série que se inaugura com os da posse dos acadêmicos Janedson Baima Bezerra e Maria Zélia Petrola Bezerra, ocorrida em 18 de novembro de 2011.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva - Editor
Membro titular da ACM – Cadeira Nº 18
Fortaleza, janeiro de 2012

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog