segunda-feira, 10 de junho de 2013

IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS IBÉRICOS

O recente anúncio do Sr. Ministro da Saúde dando ciência de que o governo brasileiro importaria seis mil médicos cubanos para atuarem em localidades distantes dos grandes centro urbanos suscitou uma avalanche de protestos na mídia, que desnudou a precariedade da medicina praticada em Cuba, e a insuficiência técnica dos egressos de suas escolas médicas. Esse fato pode ser ratificado pela reprovação superior a 90% no Revalida, o processo de revalidação de diplomas médicos conduzido pelo MEC, destinado aos graduados em medicina no exterior, que queiram vir a exercer a profissão no Brasil.
O governo federal, ao invés de procurar sanar as causas endógenas da falta de médicos em certos grotões, derivou a sua insana intenção de suplementos exógenos, deslocando o ponto da exportação a partir da Península Ibérica, restando saber se vão ser observados os termos pré-cabralinos do Tratado de Tordesilhas, cujo meridiano imaginário, de Belém à Laguna, reservaria o seu lado Leste aos lusitanos, e o Oeste, aos hispânicos.
Portugal modernizou, nos últimos anos, a sua oferta de serviços médicos, enquanto a Espanha, já tradicionalmente, possui um elevado padrão médico que ancora um dos melhores sistemas de saúde da Europa. Esses dois países atravessam uma série crise econômica, que põe em desemprego quase um quarto de sua força laboral.
Em Portugal não há excedente de médicos, pois o país tem compromissos bilaterais de ajuda às suas ex-colônias, tornadas independentes há menos de quarenta anos, como desdobramento da Revolução dos Cravos. Com isso, a vantagem da lusofonia, para fins de importação, é minorada.
O mesmo não acontece na Espanha, posto que há sobras de médicos. Com efeito, à época do Generalíssimo Franco, quando esse país experimentava uma alta taxa de fertilidade, dizia-se que toda família tinha, pelo menos, uma filha que ficava para titia; hoje, com baixas taxas de fecundidade, a sentença popular passou a ser a de que cada família tem, ao menos, um médico desempregado.
A Espanha é um país bastante heterogêneo, com várias regiões autônomas e quatro línguas oficiais, além de diversos dialetos, sendo exigida fluência da língua local (castelhano, catalão, basco ou galego), nos concursos públicos de médicos. Por isonomia de tratamento, deveria ser requerida dos espanhóis a proficiência em português para atuação na antiga “terra dos papagaios”.
Se o Brasil se dispõe a ofertar boas condições de trabalho aos ibéricos, por certo, elas serão também atrativas aos nossos compatriotas. Ademais, Sr. Ministro, cuidar do desemprego médico estrangeiro, não é, nem nunca foi da nossa competência.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular de Saúde Pública – Uece
* Publicado, sob o título “Médicos Ibéricos”, In: O Povo, Opinião, de 10 de junho de 2013. p.7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog