terça-feira, 3 de junho de 2014

VALORIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA VIDA


Antero Coelho Neto (*)
Consideramos “Princípio”, como o elemento condicionante de nossos valores que são formados em vários e diferentes momentos de nossa vida.

Assim sendo, os diferentes princípios sociais, morais, religiosos, políticos, familiares, pessoais, etc. são diferentes no tempo e local em que vivemos. Ao fazermos uma avaliação dos diferentes Momentos de nossas vidas, identificamos poucos ou muitos que são importantes para o êxito ou fracasso.
Vemos, com muita freqüência, que houve uma variação, maior ou menor, de acordo com o tempo ou local em que foram vividos. E ai ficamos sempre pensando o “por que” do ocorrido. Seria esperado que assim tivesse acontecido, ou não fomos suficientemente corretos, valorosos, fortes, preparados ou hábeis?

Temos comprovado que, para melhor acertar, devemos fazer, com freqüência, a mesma avaliação, o que possibilita a continuação ou transformação daquele Momento.
Freqüentemente verificamos que, naquelas épocas passadas, éramos diferentes e os locais passavam por tempos com hábitos, costumes e outras situações familiares, políticas e sociais.

Na literatura, ao lermos a biografia de muitos autores, encontramos variações de comportamentos com o tempo em que são “explicados” e não convincentes para o nosso tempo. Nas biografias mais antigas e re-escritas tempos depois, por outros autores, vemos até modificações muito significativas de interpretações. Isto se encontra, muito freqüentemente, quando Princípios religiosos são defendidos.
E claro que é fundamental Mudar, quando necessário. E o importante é Mudar sempre com Amor à Vida, ao Próximo, à Pátria e que essa mudança seja para o bem, nunca para o mal.

Senhores políticos brasileiros, vamos mudar os seus princípios? Sempre é possível! Vamos ter a honestidade e a valorização das Causas principais da vida: Saúde. Educação e Satisfação de Viver? O resto, sabemos há muitos anos, em todo o mundo, são Efeitos, que muitas vezes se transformam em “Causas” que os governos procuram resolver como fundamentais. Resolvendo os Princípios da Educação e da Saúde, muitos países conhecidos solucionaram a maioria de seus problemas e se desenvolveram com boa qualidade de vida e satisfação de vida.
A situação do Brasil de hoje é muito grave. Quais são os nossos Princípios? Estamos numa mistura de vandalismo, terrorismo, violência, corrupção e politicagem jamais existente em nosso país. E pela não confiança no governo, nos políticos, na polícia e até na justiça, muitos grupos de pessoas estão tomando a iniciativa de julgar, de roubar e até de matar.

Viva a Liberdade? Assim não! Tenhamos Princípios corretos e humanos. E aí, vamos melhorar os nossos Princípios para a Copa? Não acredito. E se o Brasil perder?
 (*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.

Fonte: O Povo, Opinião, de 21/5/2014. p.6.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog