quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A PARTIDA DO PRÍNCIPE ARTUR


Partiu, em 21/09/2014, o Prof. Artur Eduardo Benevides, o Príncipe dos Poetas Cearenses, e presidente de honra da Academia Cearense de Letras (ACL).
Nascido em Pacatuba-CE, em 25/07/1923, e filho de Artur Feijó Benevides e Maria do Carmo Eduardo Benevides. Fez os seus estudos preparatórios no Colégio São Luís e no Liceu, em Fortaleza.
Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará, tendo integrado a Turma Sobral Pinto, de 1947, da qual constava, entre os seus bacharelandos, o meu genitor Luiz Carlos da Silva, de quem ele foi particular amigo e compadre.
Ocupou o cargo de Chefe da Procuradoria da LBA no Ceará. Era graduado em Letras, atividade proeminente do seu exercício profissional e de sua própria existência, uma vez que abriu mão da prática advocatícia, passando a dedicar-se à literatura e ao ensino superior.
Foi professor e diretor da extinta Faculdade Católica de Filosofia e do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC), exercitando a docência no Curso de Letras, tendo merecido o título de Professor Emérito da UFC.
Foi membro titular da ACL, desde 13/11/1957, como ocupante da Cadeira 40, patroneada por Visconde de Sabóia. Presidiu esse silogeu, de 1993 a 2004, revitalizando-o por suas profícuas ações.
Escritor fecundo, destacando-se como poeta, contista e ensaísta, com autoria de 49 títulos, que lhe renderam mais de trinta prêmios literários em vários estados brasileiros. Era remanescente dos fundadores do Grupo Clã, uma importante confraria literária que vicejou no Ceará.
Nobilitado por seus pares, via instituições literárias e culturais, que o nomearam o Príncipe dos Poetas Cearenses, fez jus à honraria como vate de primeira grandeza do lirismo nacional.
Agora o nosso poeta-mor, de pena empunhada, está sendo recepcionado, em uma lendária Camelot, por seus antigos companheiros: Martins Filho, Eduardo Campos, Fran Martins, Milton Dias e Moreira Campos, com os quais, como cavaleiros de uma távola redonda, versejarão por toda a eternidade.
Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Medicina

 

* Publicado In: O Povo, de 25/09/2014. Opinião. p.10.

 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog