quarta-feira, 8 de outubro de 2014

DOM ALOÍSIO: noventa anos do seu nascimento


 

Foi muito oportuna a nota do jornalista Eliomar de Lima, na sua coluna Vertical, em O Povo de 8/10/2014, anunciando que, se vivo estivesse, o Cardeal Aloísio Lorscheider hoje completaria 90 anos, ao tempo em que trouxe à baila, para as devidas reflexões, em um momento eleitoral, como o ora atravessado, uma frase cunhada pelo eminente religioso: “Quem gasta muito em campanha ou já roubou ou vai roubar”.
Há quase sete anos, em 23 de dezembro de 2007, partiu deste mundo menor, aos 83 anos de idade, sua eminência Dom Aloísio Lorscheider, deixando um grande vácuo no tecido social brasileiro, mercê da sua sapiência e da capacidade conciliatória, por ser um interlocutor e mediador por excelência em conflitos sociais e políticos.
Nascido em Linha Geraldo, perto de Estrela, no Rio Grande do Sul, em 8 de outubro de 1924, em uma família de origem tedesca, recebeu o nome civil Leo Arlindo, e, portanto, estaria chegando, agora, ao contingente de nonagenários, se ainda permanecesse em nosso convívio.
Dom Aloísio, que exerceu o seu pastoreio na Arquidiocese de Fortaleza por mais de vinte e dois anos, foi, inegavelmente, uma personalidade marcante na história brasileira, e cearense em especial, por suas realizações, como religioso e cidadão singular, granjeando o respeito nacional e internacional.
A proposição do diploma de doutor honoris causa, para Dom Aloísio, Cardeal Lorscheider apresentada ao Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 15 de junho de 2004, foi acolhida por unanimidade entre os membros do egrégio conselho.
Quando da outorga dessa láurea, em 25 de janeiro de 2005, Dom Lorscheider confessou à assistência que aquela honraria o tocava, no intimo do coração. Além de ter sido o proponente, coube-nos o dignificante encargo de fazer a saudação ao recipiendário, via peça oratória elaborada com o esmero de experimentado ourives.
A memória de Dom Aloísio é reverenciada por vários autores, seus biógrafos, dentre os quais nos incluímos com dois livros que traçam sua trajetória de vida.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico integrante da SMSL

 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog