sexta-feira, 28 de novembro de 2014

INTERIORIZAR PARA COMPARTILHAR

Jerffeson Teixeira de Souza (*)
"Servindo como grande fórum de divulgação dos trabalhos e das pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores da Uece" .
O maior evento acadêmico-científico da Universidade Estadual do Ceará chega, em 2014, a sua XIX edição. Nesse ano, a Semana Universitária da Uece acontecerá entre os dias 25 e 28 de novembro e terá como tema “Interiorizar para compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional”. Escolhido em enquete pública, tendo recebido mais de 2.000 votos, o tema aborda o potencial da universidade na formação do capital humano necessário ao desenvolvimento regional e local.
Como nos anos anteriores, a semana congregará um conjunto de eventos, incluindo o XXIII Encontro de Iniciação Científica, o XX Encontro de Pesquisadores, o XVIII Encontro do Programa de Monitoria Acadêmica da Uece (Promac), o V Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o XVI Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC), o II Encontro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/Saúde), o IV Encontro de Bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária, a VII Mostra de Extensão da Uece, a I Jornada da Informação e do Conhecimento da Uece, a II Mostra de Arte e Cultura da Uece, a XXI Semana da Música e a II Edição da Feira das Profissões da Uece.
Em Fortaleza, além desses eventos, serão ofertados 80 minicursos que irão beneficiar mais de 2.000 pessoas, 248 sessões técnicas onde serão apresentados cerca de 3.000 trabalhos científicos, 20 oficinas, além de diversas palestras e mesas-redondas. Ao todo, espera-se a participação de mais de 7.000 pessoas durante a semana.
Além dos diversos eventos que acontecerão nas dependências do Campus do Itaperi, em Fortaleza, a XIX edição da Semana Universitária inova, ao ofertar um conjunto de atividades acadêmicas, artísticas e culturais na unidade da Uece na cidade de Quixadá. Dessa forma, no mesmo período, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) irá disponibilizar 40 minicursos, 8 oficinas, entre muitas outras atividades, incluindo uma feira das profissões local, onde serão apresentados os cursos dessa unidade.
Assim, a Semana Universitária de Uece continuará servindo como grande fórum de divulgação dos trabalhos e das pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores da Uece e de outras IES do nosso estado, além de levar à sociedade um rol de oportunidades de formação e de serviços, integrando de forma intensa toda a comunidade institucional.
Por tudo isso, convidamos toda a comunidade ueceana e cearense para celebrarmos juntos mais uma edição da grande festa acadêmica da Universidade Estadual do Ceará.
 (*) Coordenador Geral da XIX Semana Universitária da Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 22/11/14. p.9.
 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog