segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O Combate ao Preconceito como Aliado na Prevenção


Por Reginaldo Costa (*)
Cerca de 68 mil homens são acometidos pelo câncer de próstata anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
Depois do Outubro Rosa, focado exclusivamente na saúde das mulheres com uma campanha maciça sobre a prevenção do câncer de mama, chega o Novembro Azul! A campanha tem o mesmo intuito: prevenção, mas, desta vez, do câncer de próstata. O público masculino, igualmente ao feminino, tem suas peculiaridades e o câncer de próstata é uma característica intrínseca aos homens.
No mundo inteiro, a campanha é abraçada e prédios públicos e representativos também estarão iluminados com a cor oficial da campanha, o azul, em apoio ao movimento. Mas somente a campanha não é soluciona os problemas. É preciso disseminar as informações para romper com o mito a respeito dos exames de prevenção.
Muitos homens acreditam que, ao realizar os exames preventivos, estarão rompendo com sua masculinidade e, este tabu tem feito com que os tumores sejam diagnosticados cada vez mais tarde, o que diminui consideravelmente as chances de cura da doença.
As campanhas de conscientização são todas de suma importância, mas, infelizmente, a maioria das pessoas não se enxerga dentro das estatísticas e dos prognósticos. Exemplo disso é o resultado do estudo realizado este ano, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que aponta que 51% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista.
Alguns mitos machistas em torno do exame é uma das causas para tal resultado. O exame de toque retal é o tema de diversas brincadeiras nas rodas de amigos, nas redes sociais, além de dezenas de piadas prontas que são contadas naturalmente no dia a dia. Para agravar mais o cenário, o ser humano sempre tem a sensação de que as doenças graves acometem o vizinho, ou até mesmo o irmão, primo, amigo, mas nunca a ele. Apesar do que acreditamos ou das diversas chacotas em torno dos exames preventivos, o câncer de próstata é uma realidade universal que exige cada vez mais atenção. Só no Ceará, foram 2.300 novos casos em 2014.
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, que pesa aproximadamente 20 gramas. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Mas, de acordo com a SBU, essa pequena glândula causa a morte de, em média, mais de 15 mil brasileiros por ano e, além disso, cerca de 68 mil homens são acometidos pelo câncer de próstata anualmente.
Diante destas estatísticas, nossa luta será sempre o combate ao preconceito e a conscientização do público masculino em relação à prevenção. Todos os homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame de toque retal e o PSA. Para aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata, a recomendação é iniciar a prevenção a partir dos partir dos 45 anos. Se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura.
(*) Superintendente clínico do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Fonte: Publicado In: O Povo, de 7/11/2015. Opinião. p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog