sexta-feira, 13 de novembro de 2015

UECE: 40 anos construindo saberes


Por Jerffeson Teixeira de Souza (*)
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em seu jubileu de 40 anos, celebra nesta semana sua grande festa acadêmica anual. A Semana Universitária da Uece, em sua XX edição, serve como fórum de divulgação dos trabalhos e das pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores da Uece e de outras Instituições de Educação Superior (IES) do nosso Estado.
Além disso, leva à sociedade um conjunto de oportunidades de formação e de serviços, integrando de forma intensa toda a comunidade institucional.
Grandiosa, como a própria Uece, a Semana Universitária impressiona pelos seus números. São 118 minicursos, 37 oficinas, 166 sessões técnicas de apresentação de trabalhos na modalidade oral, quatro sessões na modalidade painel, onde, no total, serão apresentados 3.695 trabalhos científicos para um público esperado de 8.000 pessoas.
Novamente, o tema central do evento foi escolhido por enquete pública, com a participação de mais de 1.750 votantes, que decidiram pela temática “Uece: 40 anos construindo saberes, 20 anos compartilhando experiências”, refletindo não somente o jubileu da Uece, mas os 20 anos de criação da própria Semana Universitária.
A terceira edição da Feira das Profissões apresenta as oportunidades de formação oferecidas pela Uece em nível de graduação, e deve receber, durante toda a semana, a visita de mais de 50 escolas de ensino médio, públicas e privadas.
Além das atividades acadêmicas e culturais, o evento disponibiliza à comunidade um conjunto de serviços, em parceria com outras instituições, incluindo doação de sangue (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce) e teste de acuidade visual (Instituto Olhar).
A cerimônia de encerramento da Semana Universitária, que será amanhã, sexta-feira, dia 13, pela manhã, contará com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, discutindo a importância das universidades estaduais para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Fica o convite a toda a comunidade cearense para celebrarmos, juntos, os 40 anos da nossa Uece e os 20 anos de seu maior evento.
(*) Coordenador geral da XX Semana Universitária da Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 12/11/15. p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog