sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Dra. INÊS MELO: exemplo de dedicação à medicina e de amor ao próximo





Inês Tavares Vale e Melo nasceu em Fortaleza-CE, filha de Luiz Aguiar Vale e Maria Juscileide Tavares Vale. É casada com Fernando Melo, médico mastologista, e mãe de três filhos: Fernando Neto, Iamê e Yasmin.
É médica anestesiologista, portadora do Título de Especialista em Anestesiologia (TEA), com áreas de atuação em dor e medicina paliativa, pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia - SBA e Associação Médica Brasileira - AMB.
Formada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba - Campus de Campina Grande-PB, em 1985.
Fez Residência Médica em Anestesiologia no Hospital Adventista Silvestre, concomitante ao curso do Centro de Treinamento em Anestesiologia (CTA) da SBA, no Rio de Janeiro-RJ, nos anos de 1986 a 1988. Completou a sua especialização com formação em Terapia da Dor no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, no Rio de Janeiro-RJ, de 1988 a 1990, e Especialização em Hospice Paliative Care, pelo Hospice Education Institute - HEI, na Inglaterra, em 2001.
Em 2000, de forma pioneira no Ceará, assume o desafio de organizar e coordenar no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) o Serviço de Dor e Cuidados Paliativos, a nível ambulatorial e domiciliar no Hospital do Câncer (HC-ICC), hoje Hospital Haroldo Juaçaba, do ICC, primeiro serviço a dispensar gratuitamente opioides, como a morfina e seus derivados, para aliviar a dor e o sofrimento dos pacientes com câncer. No mesmo ano inicia suas atividades voluntárias junto à Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará (RFICC), auxiliando dona Heloisa Juaçaba a reestruturar e modernizar o voluntariado da RFICC, sendo responsável pela coordenação da Casa Vida, juntamente com a voluntária Regina Ramos Abreu.
Assume, em 2002, também a capacitação do novo voluntariado após realizar a 1° Jornada de Cuidados Paliativos do HC-ICC, com uma campanha na mídia televisiva, tendo como lema “Pescador de Vidas”. Como saldo positivo, 150 voluntários foram selecionados e capacitados na primeira campanha. Desde então, a cada três meses, se capacitavam novos voluntários, que atuavam na Casa Vida e nos diversos setores do hospital.
Em 2006, como 2° vice-presidente da RFICC, participa do VI Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, em Gramado-RS, com uma procuração da presidente da RFICC, Sra. Heloisa Juaçaba, acompanhada de dez voluntárias do Ceará, para pleitear a presidência da Nacional para dona Heloisa Juaçaba e, consequentemente, sediar em Fortaleza o VII Congresso Nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ocupando então a honrosa função de presidir a Comissão Científica desse congresso.
Durante oito anos motivou o voluntariado na captação de recursos para que fosse construída a nova sede da Casa Vida, tendo como sonho a implantação da filosofia dos hospices, que significa “acrescentar vida aos dias que restam e não dias à vida”, através do trabalho de uma equipe multiprofissional.
Presidiu, em outubro de 2003, em Fortaleza, VIII Simpósio Norte-Nordeste de Dor, ocasião em que entregou ao então Secretário de Saúde Dr. Jurandir Frutuoso, o “Programa Ceará Sem Dor”, que culminou na elaboração e publicação em 2006 dos protocolos clínicos de dor crônica no governo Lúcio Alcântara.
Em abril de 2002, motivou a fundação da Sociedade Cearense para Estudos da Dor, sendo eleita por aclamação sua primeira presidente.
É sócia-fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e foi a primeira presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos Norte-Nordeste, com mandato exercido em 2011/2015.
Atualmente, é conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará – CREMEC e membro da Câmara Técnica de Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina – CFM.
Coordena a Especialização lato sensu de Cuidados Paliativos, ministrado na parceria UECE/UNIMED, contribuindo para formação de profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos.
Atualmente, Coordena o Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Regional da Unimed Fortaleza.
* Biografia elaborada no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), com base no currículo e em entrevista com a perfilada, para a homenagem institucional, ocorrida em 25 de novembro de 2015, durante as comemorações dos 71 anos de fundação do ICC, quando se deu a Inauguração do Consultório da Dor da Casa Vida, que recebeu o nome da Dra. Inês Melo, médica com uma atuação, pioneira e de relevo na implantação do atendimento à dor oncológica e em cuidados paliativos em nosso estado.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog