quarta-feira, 18 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL (DE BRIGADEIRO)


Lucio Flavio Gonzaga Silva (*)

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum do homem idoso na Europa, nos Estados Unidos da América e também no Brasil
A ideia é tornar azuis as cidades. O homem, normalmente menos afeito a zelar por sua saúde, tem, no Novembro Azul, a oportunidade de despertar para uma questão crucial. Por que doenças evitáveis ou, no mínimo controláveis, continuam molestando-o?
Neste mês dedicado ao câncer de próstata, os médicos do Ceará, especialmente os urologistas, desejam a todos os cearenses um tempo inteiramente azul.
O propósito é conscientizar os homens para os cuidados de prevenção de doenças. Além do câncer de próstata (objetivo maior da campanha deste mês de novembro), que pode ser curado quando diagnosticado no seu começo, lembramos outras duas neoplasias malignas urológicas que podem ser absolutamente preveníveis: o câncer de pênis, ainda presente entre nós e que pode ser evitado com medidas simples de higiene, como um bom banho diário; e o câncer de bexiga, quando parar de fumar já é uma medida preventiva inteligente. Porém, o foco do mês é o câncer de próstata. Há mesmo razão para um Novembro Azul?
A resposta é simples e afirmativa: o câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum do homem idoso na Europa, nos Estados Unidos da América e também no Brasil. Tem uma estimativa para o nosso país de 53,69 casos para 100.000 homens, superior até mesmo ao câncer de mama, com 44,68 casos para 100.000 mulheres.
Ademais, essa neoplasia maligna é a segunda causa de morte entre os homens. Para o brasileiro com 50 anos de idade e expectativa de vida, hoje, maior do que 25 anos, a probabilidade de morrer por câncer de próstata é 3%. Há uma chance concreta de diminuir esse percentual via realização de exames periódicos anuais.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o exame retal digital e a dosagem sérica de PSA, anualmente, a partir dos 50 anos para todos os homens e, a partir de 45 anos, para aqueles com histórico familiar positivo (pai, irmão, tios portadores da doença).
O Novembro Azul tem especificamente uma missão: chamar a atenção do homem para o cuidado com a sua saúde, a corresponsabilidade na luta pelo que o é de mais precioso, a defesa da vida, e como disse o grande escritor e intelectual romano, Sêneca: “é parte da cura o desejo de ser curado”.
Consta que um velhinho, bem velhinho bateu na porta dos céus. São Pedro a abriu e perguntou: “Por que só chegou hoje? Esperávamos você há muitos anos”. Ele respondeu ao santo: “Cheguei assim muito tardiamente, somente hoje, porque todos os anos eu fazia minha prevenção do câncer de próstata”.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 7/11/2015. Opinião. p.9.
(*) Urologista do Hospital Universitário Walter Cantídio/Ebserh e professor da UFC

 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog