segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Missa de Sétimo Dia por Dr. Reginaldo Lima Verde Leal


Hoje, faz sete dias do falecimento do Dr. JOSÉ REGINALDO LIMA VERDE LEAL, geólogo formado pela atual Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre e doutor em Geologia, e com estágio pós-graduado na França, e ilustre sócio do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
Aos 17 anos, Reginaldo saiu de casa para estudar em Ouro Preto, na mais antiga Escola de Minas da América do Sul, hoje com 138 anos de funcionamento, na qual foi admitido em 1964. Graduou-se, cinco anos depois, em Engenharia Geológica, em 1969, e retornou à sua terra natal para trabalhar em pesquisa mineral.
Possuía mestrado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Era consultor em geologia ambiental e prospecção mineral.
Ele e eu fomos eleitos, em escrutínio realizado em 27 de novembro de 2013, “Sócio Efetivo” do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), e juntamente empossados em 23 de janeiro de 2014.
Do seu pungente e sensível discurso de posse, permeado por epígrafes de grandes vultos da humanidade, ele deu um toque especial de humanismo e erudição. Foram extraídos de sua peça oratória os seus depoimentos pessoais seguintes:
Até me aposentar, somente tinha me ausentado do país por um ano, período em que fiz um curso de prospecção na Escola Superior de Geologia de Nancy, na França; e mais três meses, quando fui enviado ao Iraque como consultor do governo brasileiro junto ao Serviço Geológico daquele país.
Aposentei-me e voltei a trabalhar, desta vez em geologia ambiental. Naquele momento, percebi que os conhecimentos adquiridos na Escola de Minas de Ouro Preto, 30 anos antes, não atendiam plenamente aos anseios da sociedade, a quem deveria prestar serviços.
Retornei à universidade, fiz mestrado na UFC, doutorado na UFPE, e a “thèse sandwich” na Sorbonne. Nos seis meses de permanência na “Cidade Luz”, cada caminhada pelas ruas era uma aula prática da história e da cultura do Velho Mundo, que tinha absorvido ao longo da vida.
Ao terminar a sua fala, Reginaldo relatou o quanto sonhava em ingressar no Instituto do Ceará e fez uma tocante confissão de amor à sua amada esposa Wanda, com quem estava casado há 48 anos.
A família do pranteado colega convida familiares, confrades e amigos, para a missa de sétimo dia, a ser oficiada em sufrágio de sua alma, hoje, dia 9/11/15, às 19h30min, na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, situada na Av. Abolição, no Bairro Mucuripe, em Fortaleza.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog