domingo, 16 de abril de 2017

SÃO JOSÉ MOSCATI: médico e pai dos pobres


Giuseppe Moscati nasceu em Benevento, Itália, em 25/07/1880. Foi o sétimo dos nove filhos de Francesco Moscati e Rosa de Luca dei Marchesi di Roseto, ambos oriundo de famílias nobres e católicos praticantes.
Em 1884, a família Moscati mudou-se para Nápoles, cidade em que José Moscati passaria o restante de sua vida, porque seu pai fora promovido na carreira de magistrado. Aos oito anos, José fez a primeira comunhão, firmando, então, um encontro pessoal com Jesus na Eucaristia, que, ao longo de toda sua vida, tornou-se alimento espiritual diário, guiando toda a sua história. Aos dez anos, recebeu o sacramento da crisma.
Aos 17 anos, em sua fiel devoção à Virgem Maria e à Eucaristia, e já um adulto na fé, ele revelava seu amor para com os pobres e necessitados. Nessa idade, professou o voto de castidade perpétua. Não se sentia chamado à vida religiosa e tampouco ao sacerdócio, mas pressentia que seu caminho seria o de um leigo engajado na Igreja.
José Moscati era um jovem ativo participante da vida paroquial, com missa e comunhão diárias. Ele tinha uma grande compaixão pelos pobres, doentes e, notadamente, os incuráveis, aos quais buscava assistir em suas necessidades.
Depois de concluir o ensino fundamental em 1889, Moscati prosseguiu seus estudos na escola Vittorio Emmanuele Liceo, em Nápoles, terminando o ensino médio em 1897.
Em 1892, o seu irmão Alberto sofreu um traumatismo craniano incurável, decorrente de uma queda de cavalo durante o serviço militar, passando a sofrer ataques de epilepsia. A partir de então, Giuseppe passou a cuidar de Alberto, dispensando-lhe horas de seu dia a dia aos cuidados de seu irmão. Este cuidado despertou nele o interesse de estudar medicina, que cursou na Faculdade de Medicina da Universidade de Nápoles, diplomando-se em 1903, defendendo tese sobre urogenesis hepática. No seu curso médico destacou-se pelo empenho, pela inteligência, pela competência e pelo cuidado devotado aos enfermos.
A partir daí, o hospital, a universidade e a Igreja converteram-se no grande campo de suas atividades. Logo após diplomar-se, Moscati se juntou à equipe do hospital Riuniti Ospedali degli Incurabili (Hospital dos Incuráveis), em Nápoles, onde acabou se tornando administrador.
Durante esse tempo, ele continuou a estudar, e a realizar pesquisas médicas quando não exercia as suas funções no hospital. Ele se tornou respeitado e admirado pelo seu conhecimento científico e pela caridade para com os doentes, porquanto unindo ciência, fé e caridade, conquistou o coração de todos no hospital. A esse tempo, seu irmão Alberto morreu, o que lhe provocou enorme dor.
São José Moscati, em sua vida profissional, dedicou sua vida, inteligência, competência e amor para com aqueles doentes portadores de doenças incuráveis, levando conforto, amor e amizade àqueles que não possuíam mais esperança neste mundo. Ajudou inúmeros a morrerem em paz e na graça de Deus, confortando-os com a fé e com os recursos da medicina da época.
Já notabilizado por seu compromisso com seus deveres, ele ganhou também o reconhecimento público por suas ações no rescaldo da erupção do Vesúvio e 8/4/1906. Moscati supervisionou a evacuação do hospital localizado em Torre del Greco, a poucos quilômetros da cratera, que tinha entre os seus pacientes muitos idosos e paralíticos conduzindo-os para fora pouco antes do teto desabar devido a cinzas do vulcão.
Quando a cólera irrompeu em Nápoles em 1911, Moscati recebeu do governo local a incumbência de efetuar inspeções de saúde pública e de pesquisar as origens da epidemia e indicar as melhores formas de erradicá-la, o que ele fez com rapidez, expondo suas sugestões às autoridades da cidade, ações que implementadas debelaram o problema.
Em 1911, Moscati ingressou na Academia Real de Medicina Cirúrgica, e recebeu seu doutorado em Química Fisiológica. Em 1919, ele foi nomeado diretor de uma das escolas locais, onde também continuou a ensinar. Em 1922, foi dado a Moscati a libera docenza em Medicina Clínica, o que lhe possibilitou lecionar em instituições superiores de ensino.
Moscati foi um dos primeiros médicos napolitanos a experimentar a insulina no tratamento do diabetes. Além de seu trabalho como pesquisador e como médico, era responsável por supervisionar as instruções do Instituto de Anatomia Patológica de Nápoles, razão pela qual é considerado patrono dos patologistas. Ele representou a Itália em vários Congressos Médicos Internacionais.
Embora demandado por doentes de diferentes classes sociais, ele concedia, no entanto, preferência aos mais pobres e indigentes. Indubitavelmente, foi na prática da caridade para com os mais desvalidos que se evidenciou toda sua grandeza, fazendo jus ao título de “Médico e Pai dos pobres”, isto num tempo em que a ciência se afastava da fé.
José Moscati teve uma morte abençoada e serena, falecendo em casa, enquanto atendia alguns pacientes, na tarde de 12/04/1927. A notícia de sua morte encheu Nápoles de tristeza pela perda de um médico tão amado. Seu corpo foi inicialmente sepultado no cemitério de Poggio Reale, mas em 1930 foi exumado e reenterrado na igreja de Gesù Nuovo, onde uma pedra de mármore marca a sua sepultura.
Pouco tempo depois de sua morte, notícias de graças alcançadas através da intercessão de José Moscati se espalharam. Ele foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 16/11/1975 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 25/10/1987.
São José Moscati, médico que dedicou sua vida aos doentes incuráveis, aliviando seus sofrimentos e confortando seus corações, é um grande exemplo a ser seguido pelos que praticam a arte médica em um mundo hodierno cada vez mais laicizado.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 13(104): 5, janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog