quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

DEZ ANOS DE FORMATURA DA TURMA PRIMA DO CURSO DE MEDICINA DA UECE


No acolhimento dos primeiros alunos do CURSO DE MEDICINA DA UECE, ocorrido em 24 de março de 2003, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação, percebia-se, com clareza, a natural angústia dos discentes, diante das incertezas de um novel curso, criado a peito, em 2002, pela alta direção da Uece, sob o comando do Magnífico Reitor Prof. Dr. Manassés Fonteles, e que fora incessantemente torpedeado por opositores, de diferentes matizes, dispostos a entravar a oferta de vagas, no primeiro vestibular.
A Aula Inaugural, assinalada pela conferência magistral proferida pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene, ex-Ministro da Saúde e um dos mais celebrados médicos do Brasil, configurou um nascedouro sublime do curso. Nessa solenidade, ao lado das autoridades universitárias e das lideranças médicas cearenses, estavam os quarenta jovens recém-matriculados, muitos dos quais acompanhados de familiares que depositavam, em seus desdobramentos, expectativas de obtenção de uma apurada formação educacional, capaz de fazê-los médicos plenos, aptos ao bem cuidar, do corpo e da alma, de quantos viessem a buscar sua assistência.
As dificuldades naturais de um curso médico, em implantação, e os mecanismos adotados pela instituição, para superar as adversidades e as intercorrências de percurso, foram descritos, com muita propriedade, em vários depoimentos enfeixados no número 1 da revista comemorativa que fechava, com brilho, um ciclo de doze semestres, pontuados de muito estudo, esforço e dedicação.
Mesmo sofrendo duros reveses, a exemplo das três exaustivas greves que irromperam na universidade, pondo fim a mais de três décadas de normalidade acadêmica, a turma original chegara ao seu término, vencidos seis anos intensamente produtivos, com apenas uma defecção, fruto de um trancamento de matrícula provisório.
For essa coesão do grupo de trinta e nove concludentes que marcharam juntos, ombro a ombro, como companheiros, comendo do mesmo pão, a mais expressiva qualidade de uma tropa de vanguarda, responsável pela abertura do caminho que permitiu, aos formandos da Uece, alcançar o patamar da vitória, servindo de exemplo, inclusive, aos que virão a seguir, percorrendo a mesma trilha de sucesso.
Mercê do reconhecido mérito de que se fizeram credores, ao cabo de sua trajetória acadêmica, esses jovens novos médicos só fazem dignificar a Universidade que os acolheu, acreditando no potencial de cada um para transformar a sociedade atual, tão cheia de mazelas e tão carente de bons serviços de saúde.
Todos estamos, pois, de parabéns, engrandecidos pela honrosa despedida, marcada pela Solenidade de formatura da Turma Prima, realizada no suntuoso Theatro José de Alencar, em 8 de janeiro de 2009, coincidindo com a publicação do parecer do reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará, um ato regulatório que, de pronto, viabilizou a expedição do diploma de médico e subsequente registro profissional nos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil.
Com certeza, 2008 não foi apenas o ano que terminou, quando se celebraram os duzentos anos da criação das duas primeiras escolas médicas brasileiras, mas aquele que se prestou de marco a novas e grandes realizações, para quantos então acabaram de se fazer médicos, à custa de muito sacrifício pessoal, embora amparados, pela graça de Deus.
Hoje, decorridos dez anos da diplomação da Turma Prima, tem-se o intangível júbilo institucional pelo êxito profissional dos que serviram de vanguarda às sucessivas e bem-sucedidas turmas de concludentes da MEDICINA DA UECE, a nossa querida MedUece.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Patrono da Turma Prima

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog