quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

PROFESSOR DA FRT CRIA PROJETO PIONEIRO PARA ESTUDAR A DIVINA COMÉDIA DE DANTE


Dante Alighieri escreveu um dos maiores poemas épicos da literatura mundial: a Divina Comédia. Estudada até hoje, era livro de cabeceira de estudiosos de renome como Jorge Luiz Borges e Umberto Eco. A poesia de Dante, acompanhada da beleza intrínseca da língua italiana, faz com que esta seja uma obra merecidamente estudada e comentada há mais de oitocentos anos.

Em seus cem cantos o leitor tem acesso a uma verdadeira enciclopédia do saber da Antiguidade Clássica e da Era Medieval. Toda pessoa interessada em conhecer a mente de um homem do século XIII, a história e filosofia que norteava a civilização ocidental, deve ler a Divina Comédia. A obra é uma junção da perfeita dos conhecimentos legados da cultura greco-romana com os princípios cristãos. Jorge Luiz Borges estudou a obra-prima de Dante até a exaustão, mas costumava dizer que observava novos detalhes toda vez que a lia novamente.

O poema narra a viagem mística do protagonista (o próprio Dante) que, acompanhado do poeta Romano Virgílio e, posteriormente, de sua musa Beatriz e de São Bernardo, passa pelos três estágios do além-tumba, de acordo com a visão cristã medieval, - inferno, purgatório e paraíso. Em cada um desses estágios, Dante encontra personagens mitológicos como Caronte, Minos e Cérbero, mas também encontra personagens reais da antiguidade como Júlio César, Horácio, Virgílio, Cleópatra, e seus contemporâneos, como seu antigo tutor, o escritor Brunetto Latini, e o nobre florentino Farinata.

Mesmo para um italiano nativo, não é fácil ler a Divina Comédia.  A quantidade de referências clássicas é imensa, algumas tiradas da Eneida de Vírgilio, poema épico em latim do qual a maioria dos brasileiros nunca ouvira falar. Além disso, é preciso ter bastante conhecimento da filosofia de Aristóteles para entender a Divina Comédia. Pensando nisso, surgiu a ideia de se criar um grupo que se encontra mensalmente para ler e discutir a Divina Comedia - Gli Amici di Dante di Fortaleza - no qual um professor facilitaria a compreensão dos alunos.

Trata-se de um projeto pioneiro, justificado pela importância da Divina Comédia à que já nos referimos. O grupo é patrocinado pelo Istituto di Cultura Italiana di Fortaleza (ICIF), local dos encontros mensais na primeira quinta-feira do mês. Durante as aulas, o professor André Bastos Gurgel, docente da Faculdade Rodolfo Teófilo, apresenta as passagens mais importantes de cada Canto da Divina Comédia, incluindo comentários acerca do caráter filológico (não confundir com “filosófico”) do texto, além de considerações sobre o contexto histórico e os personagens reais e mitológicos que encontramos no decorrer da obra.

O objetivo é que tenhamos um grupo permanente para o estudo das obras de Dante Alighieri. Ressalte-se que, além da Divina Comédia, Dante também foi autor de belos poemas, além de um tratado sobre ciência política. As aulas são ministradas em italiano e em português e não se exige nenhum conhecimento prévio de história ou filosofia. Cada aluno pagará uma anuidade de cento e cinquenta reais.

Com essa iniciativa, espera-se que surjam também outros projetos que almejem desenvolver a cultura no Estado do Ceará.

Fonte: Postado em 13/12/2018 na home page da www.frt.edu.br.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog