sábado, 26 de janeiro de 2019

SENHOR, FAZEI-NOS PROMOTORES DA VOSSA PAZ!


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

A cada passagem para um novo ano reiteramos às pessoas que nos relacionamos os votos de paz. Não por acaso o dia 1º de janeiro é celebrado como Dia Mundial da Paz. Para nós, católicos, ele traz uma mensagem do Sumo Pontífice, que de acordo com a realidade que estamos vivendo sugere um tema a ser refletido. O tema da mensagem para 2019, no 52º Dia Mundial da Paz, é "A boa política está a serviço da paz". Mais uma vez Papa Francisco acertou "na mosca", pois a paz passa também pelas ações de políticas públicas e não há como conceber a paz sem condições dignas aos cidadãos. A paz se constrói no respeito mútuo entre os povos e entre os homens, ela está acima do egoísmo, acima dos próprios interesses e visa sempre o bem comum.
Ao nos deixar a receita para a verdadeira felicidade, as "Bem-Aventuranças", Jesus elenca: "Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9). Todos somos promotores da paz, mas, para isso, é necessário que entendamos que não se trata do conceito de paz meramente superficial, que vem de fora para dentro, passageira, como o mundo oferece.
Mas aquela paz duradoura, que resida em nosso interior e abranja todas as áreas do nosso ser, aquela que Jesus prometeu.
Essa paz é fruto do Espírito Santo, que brota no interior de cada um de nós, e através de nós se estende no ambiente familiar, de trabalho, e em todos os segmentos da sociedade.
Diferente das virtudes teologais: fé, esperança e caridade, que são dons infusos por Deus no Batismo, as outras virtudes, dons e os frutos do Espírito Santo precisam ser buscados, pedidos, e permitidos, ou seja, se quisermos ter a paz interior, precisamos deixar que o Espírito Santo que habita em nós pelo Batismo, aja em nós.
Uma pessoa que não consegue a paz interior, vive ansiosa e com medo do presente e do futuro. Já aquela se abre a ação do Espírito, busca e exercita este fruto, mesmo quando tudo ao redor parece desmoronar, mesmo nas tribulações mantem-se sereno e confiante.
Desejo neste ano que está apenas começando, que você querido associado, encontre e permaneça na paz do Senhor Jesus, promovendo-a por onde passar, a quem encontrar.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 5/1/2019. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog