domingo, 26 de outubro de 2025

Os Segredos Revelados das Grandes Obras de Arte III

4. O Noivado do Major, Pavel Fedotov

Essa pintura divertiu bastante os amantes de arte ao ser exibida pela primeira vez, devido ao desrespeito aos costumes da época que os artistas estavam cometendo. Para nós, nos dias de hoje, isso pode ser irrelevante, pois vivemos em um mundo moderno, embora críticos concordem que este é o ponto principal da pintura. O major na porta não trouxe flores à sua noiva e à mãe dela, um grande deslize por parte dele. A noiva já estava com o vestido, o que na época também era considerado revelador, ou seja, não poderia usar o vestido antes da data. Ela parece estar muito envergonhada e tenta escapar da embaraçosa situação na qual se encontra.


5. A Liberdade Guiando o Povo, Ferdinand Victor Eugène Delacroix

Esta icônica imagem da Liberdade, considerada um símbolo moderno francês é também comparada à famosa Estátua da Liberdade de Nova Iorque. No entanto, especialistas concordam que os seios expostos da Liberdade é uma representação da vontade do povo de ganhar autonomia das suas ações e ficarem livres, contra os costumes morais da época, que a Revolução Francesa buscou derrubar. Acredita-se que ela está em uma posição de vingança. Anna-Charlotte, que era uma lavadeira, vingou seu irmão morto cobrindo as barricadas e matando nove guardas. O peito à mostra evoca sua coragem e dedicação aos ideais da época.

6. Quadrado Negro Sobre Fundo Branco, Kazimir Malevich

Esta pintura não é tão simples quanto parece. Primeiro, pergunte a si mesmo o que você vê. A resposta é óbvia: um quadrado de cor preta. No entanto, o artista não usou a tinta preta em toda a obra. Ele simplesmente combinou várias outras tonalidades ao mesmo tempo. Além disso, não há de fato um quadrado na tela. Nenhum dos lados está paralelo ao outro e o mesmo vale para a forma branca. É uma pintura desafiadora que merece muita atenção.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


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