4. O Noivado do Major, Pavel Fedotov
Essa pintura divertiu bastante os amantes de arte ao ser exibida pela primeira vez, devido ao desrespeito aos costumes da época que os artistas estavam cometendo. Para nós, nos dias de hoje, isso pode ser irrelevante, pois vivemos em um mundo moderno, embora críticos concordem que este é o ponto principal da pintura. O major na porta não trouxe flores à sua noiva e à mãe dela, um grande deslize por parte dele. A noiva já estava com o vestido, o que na época também era considerado revelador, ou seja, não poderia usar o vestido antes da data. Ela parece estar muito envergonhada e tenta escapar da embaraçosa situação na qual se encontra.
5. A Liberdade Guiando o Povo, Ferdinand Victor Eugène Delacroix
Esta icônica imagem da
Liberdade, considerada um símbolo moderno francês é também comparada à famosa
Estátua da Liberdade de Nova Iorque. No entanto, especialistas concordam que os
seios expostos da Liberdade é uma representação da vontade do povo de ganhar
autonomia das suas ações e ficarem livres, contra os costumes morais da época, que
a Revolução Francesa buscou derrubar. Acredita-se que ela está em uma posição
de vingança. Anna-Charlotte, que era uma lavadeira, vingou seu irmão morto
cobrindo as barricadas e matando nove guardas. O peito à mostra evoca sua
coragem e dedicação aos ideais da época.
6. Quadrado Negro Sobre Fundo Branco, Kazimir Malevich
Esta pintura não é tão
simples quanto parece. Primeiro, pergunte a si mesmo o que você vê. A resposta
é óbvia: um quadrado de cor preta. No entanto, o artista não usou a tinta preta
em toda a obra. Ele simplesmente combinou várias outras tonalidades ao mesmo
tempo. Além disso, não há de fato um quadrado na tela. Nenhum dos lados está
paralelo ao outro e o mesmo vale para a forma branca. É uma pintura desafiadora
que merece muita atenção.
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.




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