sábado, 5 de junho de 2010

HAROLDO JUAÇABA: um ano de saudades


Haroldo Gondim Juaçaba nasceu em Fortaleza-CE, em 31/03/1919, filho de Carlos Garcia Juaçaba e Maria Gondim Juaçaba. Estudou no Colégio Cearense Sagrado Coração, tradicional educandário marista, concluindo o Seriado em 1934. Em 1935, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Recife, cursando ali os dois primeiros anos, e vindo a se transferir, para a Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, diplomando-se em 1940.
Em 1941, de volta à Fortaleza, Dr. Haroldo Juaçaba deu início à sua vida profissional, como médico. No auge do II Conflito Mundial, firmou contrato com o Serviço Especial de Saúde Pública, para trabalhar na selva amazônica, prestando assistência médica aos “soldados da borracha”. Foi da convivência com médicos norte-americanos, na Amazônia, que surgiu o convite para fazer treinamento nos EUA, onde cumpriu a Residência Médica no Riverside Hospital, em Paducah, Kentucky, de junho de 1945 a julho de 1946. A opção pela Cirurgia e Cancerologia, foi complementada por estágio na Mayo Clinic, de agosto a novembro de 1946. Também não foram poucos os cursos, estágios e visitas que realizou, a título de se manter atualizado em sua especialidade, nos EUA e na Inglaterra.
A sua vocação para o ensino era indiscutível. Como professor universitário, lecionou na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, de 1947 a 1964, e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), de 1948 a 1989, ano em que atingiu a aposentadoria compulsória. A despeito desse desligamento oficial, continuou trabalhando para a UFC, voluntariamente, por mais oito anos.
As relevantes funções que o Dr. Juaçaba desempenhou, na UFC, como Coordenador do Internato em Cirurgia da Faculdade de Medicina, Coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas, Chefe do Departamento de Cirurgia, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, Professor do Curso de Mestrado em Cirurgia, e Representante dos Titulares no Conselho Universitário, só fazem referendar a invejável capacidade que tinha para atuar em diferentes frentes, mas sempre com o mesmo brilho.
A sua folha de serviços, como profissional da medicina, em Fortaleza, foi longa e muito rica: médico voluntário da Maternidade Dr. João Moreira, em 1941; médico-auxiliar do Hospital do Pronto Socorro, em 1942; ajudou a implantar o 1º Serviço de Anestesia no Ceará, em 1945; participou da instalação do 1º Banco de Sangue de Fortaleza, em 1947; Chefe do Serviço de Cirurgia do Câncer da Santa Casa de Misericórdia, em 1951; médico nomeado do IAPC, classificado em 1º lugar no Concurso de Cirurgia, em 1953, e dele aposentado em 1984, após implantar e consolidar a Residência Médica nos hospitais do INAMPS no Ceará. No âmbito privado, credite-se a ele a instalação da RM em Cirurgia Geral da Casa de Saúde São Raimundo, hospital onde mantinha consultório, prestando cuidados à sua ampla clientela particular.
Foi um ativo participante dos órgãos de classe e de entidades médicas, tendo presidido o Centro Médico Cearense e o Conselho Regional de Medicina. A par disso, foi membro fundador da Sociedade Cearense de Cancerologia e da Sociedade Cearense de Mastologia, tendo pertencido a várias sociedades médicas de âmbito nacional e fora do Brasil. Durante muitos anos, coordenou a comissão responsável pela concessão dos Títulos de Especialista em Cancerologia, tendo presidido o XII Congresso Brasileiro de Cancerologia, acontecido em Fortaleza, em 1991.
Dr. Haroldo Juaçaba foi membro titular e fundador da Academia Cearense de Medicina (ACM), ocupando a cadeira patroneada pelo Dr. César Cals de Oliveira, dela se afastando por motivos de saúde em 2003, quando passou a Acadêmico Honorável. Com o seu falecimento, como fundador da ACM, de acordo com as disposições regimentais deste silogeu, criou-se uma nova cadeira, por ele patroneada, o que traz enorme responsabilidade de prover um novel acadêmico à altura da grandeza do patrono.
Ao longo da sua brilhante trajetória, como médico e como educador, participou Haroldo Juaçaba de treze comissões examinadoras de concursos para professores. Não de menor expressão foi a sua produção científica, com cerca de sessenta trabalhos publicados, até 1989, ano da sua aposentadoria compulsória.
Um destaque, no curriculum vitae de Haroldo Gondim Juaçaba, é a sua forte ligação com o Instituto do Câncer do Ceará, haja vista ter sido ele um dos onze fundadores da entidade, em 1944. Acrescente-se, a tanto, o fato de ter ele feito parte, do seu corpo diretivo, desde a criação da entidade, primeiro como Vice-Presidente, e, depois, quando, por morte do Dr. Waldemar Alcântara, em 1990, assumiu a Presidência do ICC, sendo reeleito, em sucessivas Assembléias-Gerais, vindo o seu mandato a ser interrompido em 1º/06/2009, face ao seu desenlace terreno.
Foi sob a sua administração, que os cearenses tiveram a oportunidade de passar a contar com o Hospital do Câncer, unidade de referência em Oncologia no Nordeste. Ao lado desse vitorioso empreendimento, outro legado exemplar deixado pelo Prof. Haroldo Juaçaba reside nos seus milhares de ex-alunos, que exercem a arte hipocrática, com a ética e a competência esperadas, e, em especial, nas centenas de cirurgiões, formados sob a sua régia orientação, e que hoje estão a honrar a especialidade e o nome do orientador.
Muito mais que merecidas têm sido, portanto, as honrarias que Haroldo Juaçaba recebeu, ao longo de sua vida, sendo de se destacar os momentos especiais em que foi agraciado com: o Troféu Sereia de Ouro, o troféu Jangada de Ouro e o título de médico homenageado pela Assembléia Legislativa do Ceará.
O reconhecimento da dedicação Dr. Haroldo ao magistério superior pode ser espelhado na outorga do Título de Professor Emérito da UFC, ungido pelo Conselho Universitário, e por ter sido paraninfo e professor homenageado de muitas turmas de médicos da UFC. A sua excelência médica pode ser atestada pelos títulos de Sócio Emérito da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e os Certificados de Pioneiro da Cancerologia no Ceará e da Mastologia no Ceará.
Como um ser diferenciado, que reunia valores edificantes, tanto na vida profissional como na pessoal, ele será sempre lembrado como o marido amoroso, o fiel companheiro de D. Heloísa, durante uma feliz caminhada de mais de 60 anos, e que lhe rendeu uma descendência de cinco filhos.
Esse é um retrato sem artifícios do Dr. Haroldo Juaçaba. Sua lembrança jamais poderá ser dissociada do imaginário coletivo, pelo bem que semeou como professor e também médico, provido de espírito altruísta, e sem descuidar, em momento algum, do apuro da técnica e da ciência, pondo, em tudo que realizava, a marca da sua competência e do seu incrível senso de humanização.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

* Publicado In: Jornal O Povo, 5 de junho de 2010. Jornal do Leitor, p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog