sábado, 9 de abril de 2011

PREFÁCIO de “CONTANDO CAUSOS: de médicos e de mestres”



Pedro Henrique Saraiva Leão e Marcelo Gurgel, ao ensejo da apresentação do livro “Contando causos: de médicos e mestres”, na Célula de Arte e Cultura da Unicred Fortaleza, em Fortaleza, em 01 de abril de 2011.


Solicitou-me o colega Professor Marcelo Gurgel tecer algumas considerações acerca desse seu novo livro: “Contando Causos: de médicos e de mestres”.
O honroso convite lembra-me uma “há! há! há! Presentação” minha do livro “Diga 33: histórias do cotidiano médico”, há alguns anos do colega Paulo Ferreira. Lendo-o casquinei bastante, o mesmo acontecendo com a leitura deste.
Naquele citei o livro “Anatomy of an Illness”, vista pelo paciente, o jornalista/médico americano Norman Cousin (Bantam Books, 1981). Ali o autor confessou atribuir ao riso sua quase-remissão de Espondilite Anquilosante, no Memorial Hospital de Nova York. Para ele “dez minutos achando muita graça sedavam-lhe a dor pelo menos por duas horas”! Na Bíblia lê-se que um coração alegre trabalha como um médico. Outrossim, há mais de quatro séculos Robert Burton, em “Anatomy of Melancholy” observou as características fisiológicas da alegria, do riso, pois “purgam o sangue e rejuvenescem o corpo”.
O famoso Sir William Osller entendia a risada como “A música da vida” e os cientistas já constataram as manifestações bioquímicas do riso, inclusive na redução da Hemossedimentação, talvez por estimulação de endorfinas.
Comprova-se assim, a eficácia terapêutica do bom humor, como até Freud acreditava. Aliás, uma das sessões da revista “Seleções” intitula-se “Rir é o melhor remédio”.
Nos vários “causos” hilariantes aqui coligidos com literariedade pelo Professor Marcelo Gurgel deduz-se prescreverem os médicos, não apenas pílulas, mas doses abundantes (!) de risadas também!
Do acervo de centenas de “causos” inéditos, conservados pelo autor, foram pinçados 63, com dez diferentes médicos e mestres protagonizando as historietas, contadas de graça e com graça, sem nenhum favorecimento.
As especialidades podem ser diversificadas, mas cada uma é capaz de produzir “causos”, que trazem dentro de si, boas doses de humor. A Colo-proctologia, por exemplo, tem um anedotário inesgotável pelas referências jocosas aos órgãos de que se ocupa. Nesta data já sabemos incontáveis situações risíveis nessa especialidade.
Mas, deixemo-las para a próxima edição deste livro, pois seguramente haverá, rá! rá!

Pedro Henrique Saraiva Leão
Da Academia Cearense de Letras
Da Academia Cearense de Medicina

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog