sábado, 2 de abril de 2011

RESENHA DE “CONTANDO CAUSOS: de médicos e mestres”


De 1972 a 1977, o autor cursou Medicina na Universidade Federal do Ceará, período em que esteve envolvido com múltiplas atividades acadêmicas, como: iniciação científica, monitoria, representação estudantil etc. Com isso, tornou possível assegurar uma maior convivência com um amplo leque de docentes, granjeando a amizade e a confiança de muitos deles.
A intensidade dos contatos, com tão ilustrados mestres, possibilitou-lhe conhecer melhor um lado mais humano, mais corriqueiro, e até jocoso de algumas dessas figuras de proa da Medicina cearense, cujas vidas foram voltadas à benfazeja dedicação ao ensino médico na UFC. A verdade é que eles não sabiam só Medicina; também sabiam fazer rir.
Os sessenta e três “causos”, arrolados no livro “Contando causos: de médicos e de mestres”, foram narrados a partir de fatos acontecidos com os dez perfilados, tendo-se, todavia, o cuidado de evitar situações constrangedoras, que pudessem afetar terceiros, condição essa em que o milagre pode até ser revelado, mas não o nome do santo.
Nessa perspectiva, rendem-se as homenagens a dois desses “arcanjos” sobreviventes, os Drs. Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves e José Murilo de Carvalho Martins, os quais não se fizeram de rogados quando foram contatados, diretamente, para retificar e/ou ratificar os episódios exibidos nos originais.
Em relação aos oito colegas que se encontram no mundo espiritual, os professores Eilson Goes de Oliveira, Haroldo Gondim Juaçaba, Joaquim Eduardo de Alencar, José Carlos Ribeiro, Livino Virgínio Pinheiro, Luiz Recamonde Capelo, Newton Teófilo Gonçalves e Vinicius Barros Leal, a quem se reverencia, postumamente, sem distinção um do outro, fica o registro de suas contribuições para o engrandecimento da Medicina do Ceará, incluindo revelações de componentes pitorescos dos seus atributos humanos.
É bem verdadeiro que este livro é, de certo modo, um tanto distinto dos que o autor tem publicado; em relação a tal rebento literário, espera-se, entretanto, contar com a boa acolhida dos leitores, certamente interessados em conhecer um pouco mais da vida dos perfilados nesta obra, feita de “causos”, com pitadas de humor, extraídos de um acervo de centenas deles, ainda inéditos, para que se possa dar a seqüência de outras publicações dessa natureza.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog