segunda-feira, 2 de abril de 2012

VÁRIOS EM UM

Por Raquel Melo Lima Suppi (*)
Se você busca leitura diversificada, com temas riquíssimos e autores renomados, um dos livros mais indicados e apropriados é o “Tempos de Guerra e de Paz – Ensaios da Vida”.
Publicado em 2010, pela Editora da UECE – Universidade Estadual do Ceará –, o livro é a coletânea de excelentes artigos e ensaios de diversos autores e temas. O responsável pela organização, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, escreveu 14 dos 35 títulos presentes na Publicação. Também, contou com 11 colaboradores convidados.
A Obra reúne histórias verídicas emocionantes, contadas de maneira muito particular, de acordo com cada escritor e ilustradas com fotos. Além da variedade de temas, o conteúdo do livro faz jus ao seu título, pois o leitor constata momentos de desgraça, das guerras e, também, belas e curiosas situações, isso tudo, viajando através das páginas, a visitar lugares e épocas diferentes.
A coletânea é dividida em sete partes temáticas que contêm, pelo menos, quatro artigos, cada uma.
A primeira parte, “Museus e Museólogos: ensaios sobre a formação” tem a participação, como colaboradores, de: Marcelo Gurgel Carlos da Silva, com o escrito “Formando Museólogos no Ceará”; Romeu Duarte Junior, com “Museu, Cidade e Arquiteta”; Francisco Régis Lopes Ramos, com “O Museu Histórico na Terceira Margem” e Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg, com “Políticas Museológicas da França”. Como escreveu Carlos Augusto Viana, no Prefácio, essa parte fala de “um levantamento de questões a despertar o interesse de leigos, a partir de detalhes configuradores desse campo de saber: as relações entre os museus e a coletividade, os museus e a transmissão do conhecimento, as políticas culturais.”
A segunda, “Resistência nas Termópilas: é melhor, lutaremos na sombra”, reúne os textos de: Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg (“As Guerras Médicas”), Marcelo Gurgel Carlos da Silva (“Os 300 de Esparta: dois filmes, dois momentos” e “Os 300 de Esparta Versus300” sem Esparta”), Carlos Roger Sales da Ponte (“Os Fortes e o Poder”). E proporciona leque de informações “curiosas e enriquecedoras” – tomando emprestadas as palavras de Carlos Augusto Viana – que vão muito além dos filmes bélicos de Hollywood.
A terceira parte, “Bombardeio de Guernica: ensaio para uma grande guerra”, conta com os seguintes artigos: “O Bombardeio de Guernica”, de Marcelo Gurgel Carlos da Silva; “Guernica: Ícones e Relíquias”, de Dalgimar Beserra de Menezes; “Árvore de Gernika: ensaio sobre a guerra moderna”, de Zacharias Bezerra de Oliveira e “A Vitória de Guernica”, de Paul Éluard (traduzido por Dalgimar Beserra de Menezes). É a parte que reproduz a Guerra Civil Espanhola, mais especificamente, o ataque da cidade camponesa chamada Guernica, localizada no País Vasco, ao norte da Espanha.
A fase quatro, “Otávio Bonfim: o bairro das Dores e dos Amores”, inclui quatro textos de Marcelo Gurgel Carlos da Silva (“Otávio Bonfim: bairro das Dores e dos Amores”, “Frades Alemães no Otávio Bonfim”, “Otávio Bonfim: sob o olhar de uma família” e “Leia Mais sobre Otávio Bonfim”), um de Elsie Studart Gurgel de Oliveira (“Otávio Bonfim, dos Velhos Tempos”) e um de Francisco Josênio Camelo Parente (“O Otávio Bonfim no Tempo do Frei Lauro”). Conta, em formato de crônica, a história do bairro Otávio Bonfim, que ganhou o nome da Estação Ferroviária. Também, o cotidiano de quem passava por lá, fazendo uma ponte entre passado e presente.
A quinta parte, “A Resistência Francesa: sob a cruz de Lorena”, tem a colaboração de: Marcelo Gurgel Carlos da Silva, com “A Resistência Francesa”; Fernando Queiroz Monte, com “A Guerra Mundial que a Sra. Némirovsky Observou”; Dalgimar Beserra de Menezes com “Resistência: mirar diacrônico, em particular com respeito ao elemento feminino” e Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg, com “Maquis: Redenção na França ocupada”. Fala de fatos e olhares históricos que voltam a aparecer, desta vez, focando a Segunda Guerra Mundial, mais particularmente, a resistência da França em relação à ocupação dos alemães.
A sexta fase, “A França Ocupada: ensaios na clandestinidade”, é enriquecida com três artigos de Marcelo Gurgel Carlos da Silva, tais como: ”O Regime de Vichy”, “Apolônio de Carvalho: um maquisard brasileiro” e “Leia Mais sobre a II Guerra Mundial”. Também, conta com os textos: “Resenha do livro ‘Vinho e Guerra’”, de Fábio Perdigão Vasconcelos; “O Diário de Hélène Berr”, de Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg e “Maquis: de olho na obra, de Elsie Studart Gurgel de Oliveira. Esta parte continua, de certa forma, o tema da anterior; entretanto, foca mais a vida das pessoas, seus pesadelos, e marcas da II Guerra.
A sétima e última parte, “Maurice Druon: o senhor da França”, engloba os textos de: Marcelo Gurgel Carlos da Silva (“Maurice Druon: de partisan a escritor”); Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg (“Paris se Despede de Druon em Grande Estilo”); Fernando Queiroz Monte (“Um Retrato sem Retoques de Maurice Druon”); Dalgimar Beserra de Menezes (“Linhas Tangenciais a Maurice Druon”) e Maurice Druon, Joseph Kessel & Anna Marly (“A Canção dos Partisans”). Encerrando o livro com a biografia e obras do escritor francês Maurice Druon, autor de “O Menino do Dedo Verde”.
(*) Acadêmica de jornalismo, blogueira e missionária do Shalom
Fonte: Postado em 31/05/2011. In: http://raquelsuppi.blogspot.com

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog