sábado, 28 de abril de 2012

CONDOLÊNCIAS POR BARROS PINHO

É contristado que noticio o desaparecimento terreno, na manhã de hoje, 28 de abril de 2012, do Prof. José Maria Barros de Pinho, o notório escritor Barros Pinho, como era conhecido nos meios intelectuais cearenses.
Nascido no vizinho estado Piauí, em 25/05/1939, de origem modesta, ainda moço veio para o Ceará, para prosseguir seus estudos, matriculando-se na Escola de Administração do Ceará, por onde colou grau. Contraiu núpcias com a Sra. Aracemir Pinto, radicando-se, definitivamente, na terra alencarina, gerando filhos abençoados.
Notabilizou-se como homem público, deixando duas marcas importantes: o tino gerencial e a lisura no cuidado da coisa pública, redundando na rara combinação, que envolve eficiência e probidade, uma qualidade cada vez mais rarefeita nos dias presentes. Foi vereador da capital, deputado estadual, secretário estadual da Cultura e prefeito de Fortaleza.
Intelectual versátil, com benfazejas incursões em deferentes gêneros literários, mas auferindo pleno reconhecimento por sua atuação, principalmente, como poeta e contista. Era membro da Academia Cearense de Letras, ocupante da Cadeira Nº 14, da Academia Cearense de Retórica e da Academia Fortalezense de Letras.
Ele deixa a nossa convivência, aos 72 anos, quando exercia profícua gestão da Secretaria de Cultura de Maracanaú, e estava prestes a concluir a graduação em Direito. A chegada sorrateira da indesejada das gentes aplicou duro golpe na Cultura do Ceará, que será privada do concurso deste cearense de coração, cuja trajetória de vida merece ser transmitida às gerações sucedâneas.
Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira Nº 18

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog